Estatísticas e Análises, Gestão e Qualidade | 30 de maio de 2024

ASCO 2024: estudo mostra resultados de nova droga para câncer de mama

Dr. Carlos Barrios, da Oncoclínicas RS, explica que o tratamento age como “Cavalo de Troia”.
ASCO 2024: estudo mostra resultados de  nova droga para câncer de mama

O câncer de mama é o mais incidente no país, sem considerar os tumores de pele não melanoma, e a busca de novas alternativas terapêuticas tem sido constante. Um dos trabalhos a serem apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que acontece entre 31 de maio e 04 de junho, é sobre a nova droga para tratamento dessa neoplasia, Deruxtecan.

“É um anticorpo combinado com quimioterapia para pacientes com câncer de mama com receptores de estrógeno e que têm doença disseminada”, explica um dos autores do estudo clínico, o oncologista e pesquisador, Dr. Carlos Barrios, integrante da Oncoclínicas RS (Oncoclínicas&Co) e do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG).


Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancer_Kaplan

O estudo clínico de fase 3, que compara o novo tratamento com o convencional, contou com a participação de 866 pacientes em 300 centros de pesquisa clínica distribuídos na Ásia, Europa, América do Norte e América Latina.

 A nova estratégia tem sido comparada com a história do “Cavalo de Troia” onde o anticorpo penetra na célula de câncer e libera a quimioterapia tóxica que leva escondida na sua molécula somente depois de estar dentro dessa célula.

O especialista afirma que os resultados são muito positivos e melhoram significativamente o controle da neoplasia, além de possibilitar o aumento do número de pacientes que podem se beneficiar com esta estratégia de combinar o anticorpo “carregado” com moléculas de quimioterapia.

“Importante é que este tipo de droga funciona melhor do que a quimioterapia tradicional”, finaliza Dr. Barrios.

 



VEJA TAMBÉM