Estatísticas e Análises | 6 de fevereiro de 2017

As 10 leis da dieta intuitiva: comendo de forma racional para perder peso

A ideia é abandonar as dietas rápidas e escolher um compromisso de longo prazo de forma racional
As 10 leis da dieta intuitiva comendo de forma racional para perder peso

Comer o que quiser e a hora que quiser sem contar calorias pode ser a melhor forma de perder peso se você comer de forma intuitiva. O sistema criado pelas nutricionistas norte-americanas Evelyn Tribole e Elyse Resch incentiva o consumo de comida de forma intuitiva para buscar o peso ideal.

A ideia principal é abandonar as dietas rápidas e escolher um compromisso de longo prazo transformando a comida e a nutrição em algo racional. O método, explicado em seu site oficial (em inglês), busca criar uma diferenciação entre necessidade física e emocional em relação à comida.

As nutricionistas explicam que as dietas rápidas não funcionam perfeitamente. De acordo com elas, o nosso cérebro conceitua o corpo atual como ideal. Se a pessoa perde peso rapidamente em uma dieta extrema, o cérebro vai tentar recuperar o peso perdido para voltar ao que estava antes o mais rápido possível, fazendo com que a pessoa volte ao peso anterior.

O porta-voz da Associação Britânica de Nutricionistas, Rick Miller, esclarece que dietas crônicas e restrições alimentares não são recomendadas. “Os nutricionistas de alguns países, como o Brasil, estão colocando mais ênfase na qualidade e não na quantidade. Por exemplo, como e com quem você come e também onde compramos a comida e como a preparamos”, afirma. O nutricionista complementa sua fala ao dizer que as pessoas “comem comida e não os nutrientes”.

10 passos da dieta intuitiva:

1- Rejeitar dietas rápidas – Jogar no lixo livros, revistas e artigos que te oferecem falsa esperança em emagrecer rapidamente. Estas dietas costumam exigir do corpo ações drásticas.

2- Honrar sua fome – Comer o suficiente para manter seu corpo com a energia e carboidrato necessários.

3- Fazer as pazes com a comida – Parar de brigar com a comida, você pode comer, desde que entenda o que faz bem e o que faz mal à saúde.

4- Desafiar a “polícia” da comida – Você deve pensar no que deve comer e não seguir uma dieta que não te proíbe de comer certos tipos de comida, e obrigue somente as que estão em uma “lista”.

5- Saber ficar satisfeito – Não comer até se estufar. Você deve comer apenas o necessário até ficar satisfeito.

6- Descobrir a satisfação – Se satisfazer em se sentir saudável, ao saber que comeu uma alimentação saudável.

7- Honrar seus sentimentos sem usar comida – Comer de forma racional, sem pensar na comida de forma emocional.

8- Respeite seu corpo – Saiba suas limitações e defina seu objetivo de acordo com isso.

9- Exercícios – Não tente se tornar um atleta. Faça exercícios de acordo com seu corpo, no seu ritmo e veja a diferença.

10- Honre sua saúde – Saiba que o que está fazendo é bom para sua saúde e busque estar saudável. É o que você come em longo prazo que conta e não um dia (ao alguns dias) de dieta perfeita.

VEJA TAMBÉM