Estatísticas e Análises | 20 de agosto de 2025

Aprovada nova indicação de imunoterapia para câncer de pulmão

O medicamento atezolizumabe (Tecentriq), é uma alternativa no cuidado de pacientes com câncer de pulmão avançado, inclusive idosos, paciente frágeis e inelegíveis à quimioterapia.
Aprovada nova indicação de imunoterapia para câncer de pulmão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para o medicamento atezolizumabe (Tecentriq®), representando uma alternativa no cuidado de pacientes com câncer de pulmão avançado. A partir de agora, a imunoterapia poderá ser utilizada como monoterapia para pacientes frágeis e inelegíveis à quimioterapia à base de platina, um grupo historicamente desassistido e não incluído nos estudos clínicos. A nova aprovação se baseia no estudo clínico IPSOS, que demonstrou aumento na sobrevida global, respostas duradouras e preservação da qualidade de vida desses pacientes. ¹,3


VENDAS ABERTAS 600x313


Realizado com uma população composta majoritariamente por pessoas com idade avançada, comorbidades ou fragilidade clínica, o estudo IPSOS trouxe evidências da eficácia de atezolizumabe como monoterapia para pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado, que não suportariam os efeitos colaterais da quimioterapia à base de platina.¹,3


banner-iahcs-ss


“Essa indicação amplia as possibilidades de cuidado para pacientes mais vulneráveis que, muitas vezes, não toleram os efeitos da quimioterapia. É importante que tenhamos alternativas que levem em conta as particularidades destes perfis e ajudem a preservar a qualidade de vida deste grupo”, explica o Dr. William William, líder nacional de oncologia torácica da Oncoclínicas&Co.

Imunoterapia subcutânea para câncer de pulmão é aprovada no Brasil

Paralelamente, o atezolizumabe também recebeu aprovação regulatória para sua formulação subcutânea — a primeira imunoterapia para câncer disponível nessa apresentação no Brasil. A apresentação subcutânea oferece aos pacientes uma alternativa mais cômoda e rápida em relação ao tratamento intravenoso tradicional, reduzindo o tempo de tratamento de 30 a 60 minutos para aproximadamente sete minutos a cada aplicação.

71% dos pacientes que participaram dos estudos clínicos com o medicamento preferiram a formulação subcutânea de atezolizumabe em comparação com a intravenosa. As principais razões foram: menos tempo na clínica (64%), maior conforto durante o tratamento (46%) e menor estresse emocional (30%).

Referências
1. Lee SM, et al. First-line atezolizumab monotherapy versus single-agent chemotherapy in patients with non-small-cell lung cancer ineligible for treatment with a platinum-containing regimen (IPSOS): a phase 3, global, multicentre, open-label, randomised controlled study. Lancet. 2023;402(10400):451-63.
  1. Lee SM, et al. IPSOS: Results from a Phase 3 study of first-line (1L) atezolizumab (atezo) vs single-agent chemotherapy (chemo) in patients (pts) with NSCLC not eligible for a platinum-containing regimen. ESMO 2022 (Abs. LBA11).
  2. Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Tecentriq® (atezolizumabe) [Bula]
  3. EMA (2024). TECENTRIQSmPC
  4. Burotto M et al. Presented at ESMO 2023, Madrid, Spain, 20 24 October 2023 (Poster 1447)
  5. Burotto M et al. Ann Oncol 2023;34(8):693–702

VEJA TAMBÉM