Gestão e Qualidade | 15 de janeiro de 2024

Após importantes conquistas em 2023, HED anuncia eixos estratégicos e projetos para 2024

Superintendente Executivo Odacir Vicente Binotto Rossato é o 12º entrevistado da série especial do Setor Saúde.
Após importantes conquistas em 2023, HED anuncia 7 eixos estratégicos e projetos para 2024

Mesmo em um cenário econômico desafiador em 2023, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) conseguiu identificar oportunidades e entregar resultados como o aperfeiçoamento de processos e fluxos em 2023. Conforme o Superintendente Executivo, Odacir Vicente Binotto Rossato, neste contexto, a adoção de uma filosofia Lean, visando a contenção de desperdícios nos processos foi crucial para o sucesso e a continuidade das operações do hospital. “O equilíbrio de receitas e despesas, o investimento em melhorias e o enfrentamento aos desafios do ambiente econômico traduzem 12 meses de ambivalência, onde foram muitos desafios e grandes oportunidades”, destaca. Para este ano (2024), o HED mira novos avanços em áreas como infraestrutura física e tecnológica, processos assistenciais, experiência do paciente e iniciativas de ESG.

O  12º entrevistado da série especial do Setor Saúde fala ainda sobre os principais esforços para aperfeiçoar a eficiência; tendências e inovações e sobre os gargalos e ineficiências que devem ser foco de atenção de governos e do setor de saúde neste ano. No final, Rossato faz um agradecimento especial aos colaboradores e clientes. Confira.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Principais desafios e as conquistas mais relevantes

“2023 exigiu dos hospitais um alto grau de resiliência e eficiência na otimização de recursos devido a diversos fatores, entre eles o contexto financeiro e econômico do país, regulamentações em constante mudanças e avanços tecnológicos que exigem uma atualização constante para a promoção de uma assistência cada vez mais qualificada.”

Conforme Rossato, “o cenário econômico foi protagonista neste ano, uma vez que enfrentamos algumas adversidades financeiras, por exemplo, no que tange a altos custos operacionais, reembolsos inadequados por serviços prestados e a inflação alta, que impacta nos valores crescentes de equipamentos médicos, medicamentos e tecnologias. Este conjunto de fatores impactou diretamente nas projeções e resultados delineados para o período.”


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


“Neste contexto, a adoção de uma filosofia Lean, visando a contenção de desperdícios nos processos foi crucial para o sucesso e a continuidade das operações do hospital. O equilíbrio de receitas e despesas, o investimento em melhorias e o enfrentamento aos desafios do ambiente econômico traduzem 12 meses de ambivalência, onde foram muitos desafios e grandes oportunidades.”

Diante dessas oportunidades, o Hospital Ernesto Dornelles fez de 2023 um ano de importantes realizações. Rossato pontua as principais:

Hubs de especialidades: “Alinhado com a estratégia de expansão institucional, estamos investindo na criação de Hubs de especialidades. Uma iniciativa pensada na linha de cuidado do paciente, contando com toda a expertise hospitalar HED.”


Pronto Atendimento Oftalmológico Adulto 24h: “Visando promover uma assistência integral à saúde gaúcha e atendendo a uma carência de atendimento, lançamos o Pronto Atendimento Oftalmológico Adulto 24h. Um serviço voltado para o atendimento completo da saúde dos olhos, com equipe especializada, fluxo de atendimento exclusivo e agilidade na assistência médica.”

oftalmo hed


Parceria com o Instituto Ceos: “Reafirmando o compromisso do Hospital com os pilares de pesquisa, ensino e inovação, o HED firmou parceria com o Instituto Ceos. Em 2023, foram iniciados 27 protocolos de pesquisa, nas mais diversas áreas da Medicina. Foram realizados cerca de 30 estudos clínicos e há capacidade para dobrar este número em 2024.”

Com sede no Tecnopuc e parceria com o Hospital Ernesto Dornelles, Instituto Ceos é inaugurado-


Formação de Especialistas: “Neste ano, em uma cerimônia com cerca de 400 convidados, formamos 38 especialistas em nosso Programa de Residência Médica, no qual somos pioneiros dentre os hospitais privados do RS.”

FORMATURA HED


Certificação em Cirurgia Bariátrica: “Fomos recertificados como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica pela Surgical Review Corporation (SRC), ratificando a nossa qualidade assistencial e técnica.”


Redesenho do fluxo na Emergência: “Para proporcionar uma melhor experiência aos clientes e pacientes, redesenhamos o fluxo de atendimento, reformamos e ampliamos espaços e alas estratégicas do Serviço de Emergência HED.”

EMERGENCIA HED


Participação no Health Meeting: “Participamos da 1ª Feira Internacional de Saúde, a Health Meeting, onde abordamos a cultura da inovação aberta no cuidado centrado na pessoa, uma filosofia adotada junto ao nosso Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde.”

HEALTH MEETING HED


Parceria com startup Adjust: “De modo inovador, o Hospital Ernesto Dornelles implementou o projeto de Resiliência Operacional na Jornada do Paciente, com a startup Adjust, em nosso Serviço de Emergência.”


Responsabilidade Social: “No eixo da responsabilidade social, o Hospital foi protagonista na equidade do acesso à saúde com a iniciativa do Outubro Rosa HED, onde foram disponibilizados atendimentos médicos e exames de mamografia gratuitos às mulheres sem cobertura de planos de saúde. Ao todo, em um dia de ação, atendemos 377 mulheres. O evento contou com a parceria do SIDI – Diagnóstico por Imagem, o VITTA – Centro de Radiologia e do Instituto Camaleão.”


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Principais investimentos previstos para 2024

“O Hospital Ernesto Dornelles vem investindo no aprimoramento da sua infraestrutura física e tecnológica, dos seus processos assistenciais, da experiência do paciente e das iniciativas de ESG, objetivando oferecer serviços com qualidade e segurança para o cuidado com a saúde” destaca o Superintendente Executivo.

“Para o primeiro trimestre de 2024 está previsto o lançamento do Centro de Traumatologia e Ortopedia, um serviço completo para o tratamento de traumas ortopédicos, com equipe especializada, focando no atendimento ágil, resolutivo e personalizado de cada caso”, adiciona.

“Entendemos, também, a importância do tripé da sustentabilidade, por isso, estamos investindo nos projetos de impacto social, ambiental e de governança.”

“Acreditamos no poder de transformação da educação ambiental e para 2024 o nosso desafio é, junto com a Green Thinking Project, uma startup de educação para sustentabilidade, contribuir com a sociedade e o meio ambiente por meio de ações de gestão de resíduos sob a perspectiva do Conceito Lixo Zero”, diz Rossato.

Outros dois projetos nesta temática estão previstos: Reutilização e redução do consumo de água: “o Centro de Nefrologia e Diálise está trabalhando para reduzir o uso de água, por meio do reaproveitamento da água da osmose. Com essa iniciativa está prevista a economia de 18 mil litros/dia de água no ano de 2024.” e ainda, a Redução de resíduos (lixo seco): “está sendo implantado o projeto de substituição dos sacos plásticos por malotes reutilizáveis na dispensação de medicamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico, para as farmácias satélites localizadas nos andares de internação. Essa nova rotina trará o impacto na redução expressiva de geração de resíduos.”

nefrologia HED

Em relação à jornada dos pacientes, familiares e colaboradores, a instituição também tem trabahado em projetos importantes. “Atuamos diariamente na promoção da Experiência HED, um projeto com impacto na jornada dos pacientes, familiares e colaboradores durante a sua permanência no Hospital Ernesto Dornelles. Por isso, no próximo ano, apresentaremos duas iniciativas voltadas para a experiência do cliente/paciente: o novo modelo de atendimento do Hospital e o lançamento do aplicativo Meu HED, visando agilizar o acesso aos serviços da Instituição. Essas iniciativas refletem o comprometimento  do Ernesto Dornelles em proporcionar uma assistência integral e qualificada ao cuidado à saúde.”

Esforços para aperfeiçoar a eficiência

Rossato detalha alguns esforços que o HED vem trabalhando para aperfeiçoar a eficiência. “Com foco na sustentabilidade financeira, na redução de desperdícios nos processos operacionais hospitalares e com o propósito de manter a sua qualidade assistencial, o Hospital Ernesto Dornelles investiu em projetos de grande impacto na sua performance.”

Rossato apresenta as ações neste sentido:

Redesenho de fluxos e processos: “como resultado, o HED conquistou a redução de 90% de horas extras.”


Metodologia Lean: “redesenho de processos para aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade do atendimento, redução de custos e gestão do tempo, resultando na maior satisfação do cliente, paciente, familiares, médicos e colaboradores.”


Projeto Resiliência Operacional na Jornada do Paciente: “por meio de análises e metodologias sistêmicas do campo da Engenharia de Resiliência, foi possível compreender a realidade complexa do Serviço de Emergência Médica que influencia na experiência do paciente durante os momentos de superlotação, construindo soluções em processos e treinamentos para o desenvolvimento da resiliência organizacional frente a desafios e oportunidades. O estudo ocorreu nas áreas de triagem, consulta, exames, medicação, reavaliação e internação.”


Alta eficiência na otimização da capacidade instalada: “temos uma média de ocupação de leitos de 90%. Como referência, a média da taxa de ocupação dos hospitais da ANAHP é de 76,64%.”


Eficiência no giro dos estoques: “Este projeto resulta em capital de giro otimizado, minimização de custos de armazenamento, menor risco de obsolescência e de perdas.”

hed

Diretrizes ou eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2024, em termos de gestão e assistência

Em relação aos eixos estratégicos, Rossato destaca as 7 linhas de atuação para 2024: Qualidade e Segurança do Paciente; Sustentabilidade Ambiental; Pesquisa e Educação; Parcerias Estratégicas; Inovação e Tecnologia; Eficiência Operacional; e Regulação e Compliance.

“Planejamos investir em alta tecnologia para aprimorar diagnósticos e tratamentos, na capacitação da nossa equipe e na promoção da experiência HED.”

“Também estamos explorando parcerias estratégicas para expandir nossa oferta de serviços e atender às crescentes demandas da comunidade. Em resumo, nosso foco está na inovação, na qualidade e na atenção centrada no paciente, proporcionando uma assistência ainda mais segura e resolutiva.”

O executivo aprofunda cada vertente:

(1) Qualidade e Segurança do Paciente: “Somos a primeira instituição de saúde do País a ter o Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos, o que reflete a nossa cultura pela segurança do paciente. Na rotina assistencial, adotamos práticas e políticas que garantem a segurança e a qualidade nos atendimentos. Além disso, desenvolvemos a Campanha HED em busca do Dano ZERO, criada para fortalecer as práticas de segurança do paciente, minimizando e zerando possíveis eventos relacionados à assistência. Nosso objetivo é oferecer um atendimento 100% seguro tanto para o nosso colaborador quanto para o nosso paciente.”


(2) Sustentabilidade Ambiental: “Adoção de práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental da operação do Hospital, integrando a responsabilidade social e ambiental nas práticas organizacionais”. Dois projetos se destacam: “Reutilização e redução do consumo de água: reuso da água da osmose reversa, no processo de diálise, como indicador principal a redução de consumo de água; e Substituição dos sacos plásticos por malotes reutilizáveis, sendo o indicador a ser buscado a diminuição da geração de resíduos (lixo seco).”


(3) Pesquisa e Educação: “Aliado ao fomento da pesquisa clínica e científica no país, o Hospital, juntamente do Instituto Ceos, garantem um protagonismo à frente de estudos clínicos de grande impacto para a saúde no próximo ano, no qual buscamos duplicar o número de ensaios realizados em 2023.”


(4) Parcerias Estratégicas: “Desenvolver parcerias estratégicas com outros provedores de saúde, instituições acadêmicas e organizações da comunidade. Em 2024, visamos fortalecer o trabalho colaborativo com a PUCRS, nos eixos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, trabalho este que já vem se consolidando desde 2019.”


(5) Inovação e Tecnologia: “Atualmente, somos um dos mantenedores do BioHub, Hub de inovação em saúde do Tecnopuc, colaborando para um ecossistema de mais de 50 instituições de saúde.”

“Alinhado ao Planejamento Estratégico, o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde HED deve evoluir suas ações acelerando três dimensões estratégicas: ESG, ensino e pesquisa e tecnologia.”

As principais ações neste quesito são:

“Engenharia de Resiliência – “Ampliação do projeto Engenharia de Resiliência para Unidades críticas do HED.”

ESG e Parceria com a Green Thinking – “O Hospital Ernesto Dornelles aderiu ao Programa Rumo ao Lixo Zero da Green Thinking Project, uma startup de educação para a sustentabilidade do O Programa é um projeto piloto e pioneiro que visa a efetivação de práticas ambientais, a construção de indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) e a preparação para o recebimento da Certificação Lixo Zero.”

Interoperabilidade – “Tendência mundial em tecnologia da informação na área da saúde, a interoperabilidade vem sendo protagonista de pesquisas e desenvolvimento de soluções pelo Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do Hospital Ernesto Dornelles – CitS. Atualmente o HED capitaneia o projeto com a participação do Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Mãe de Deus e a Unimed”, explica.

Aceleração de projetos em Inteligência Artificial – “Visando a eficiência operacional, tomada de decisões baseadas em dados, personalização da experiência da pessoa, aprimoramento da segurança e adaptação a mudanças tecnológicas.”


(6) Eficiência Operacional: “Buscar a otimização dos processos internos para aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços, maior flexibilidade e agilidade junto da otimização dos recursos, estimulando a resiliência empresarial.”


(7) Regulação e Compliance: “O setor de saúde está sujeito a regulamentações rigorosas. A conformidade com normas e regulamentações, incluindo proteção de dados, é crucial para a reputação e a operação eficiente das organizações de saúde privadas.”

hed foto

Tendências e/ou inovações que ditarão os rumos da saúde

Ao abordar tendências e inovações, Rossato destaca uma série de apontamentos que na visão dele, estão moldando o futuro cenário da saúde. São elas:

Inteligência Artificial e Análise de Dados: “Tecnologias como inteligência artificial (IA) e análise de dados têm o potencial de transformar a prestação de serviços de saúde. Elas podem ser usadas para prever surtos, personalizar tratamentos e melhorar a eficiência operacional.”

Colaboração entre Setores: “Parcerias entre o setor público e privado, assim como entre empresas de diferentes setores, vão se tornar mais comuns e essenciais para melhorar a acessibilidade e eficiência dos serviços de saúde.”

Digitalização e Telemedicina: “A pandemia do COVID-19 acelerou a adoção de serviços de telemedicina. A expectativa é que essa tendência continue, permitindo que os pacientes acessem cuidados médicos de forma remota, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência.”

Personalização da Saúde: “A personalização dos cuidados de saúde com base nas características genéticas e estilo de vida do paciente pode se tornar mais comum, permitindo tratamentos mais eficazes e personalizados.”

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: “A preocupação com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social pode influenciar as práticas comerciais das empresas de saúde privada, com a busca por práticas mais sustentáveis e socialmente responsáveis.”

Envelhecimento da População: “O envelhecimento da população brasileira, em especial, no Rio Grandes do Sul, estado que detém a cidade mais longeva do país, deve aumentar a demanda por serviços de saúde voltados para o público sênior, o que exigirá uma adequação e personalização dos serviços para este perfil de paciente.”

Foco na Prevenção e Bem-Estar: “Há uma crescente ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças. Programas de bem-estar, rastreamento de saúde e iniciativas que incentivam hábitos saudáveis podem se tornar mais comuns.”

hed emergencia

Gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2024

Segundo o Superintendente Executivo do HED, uma das grandes preocupações é em relação à sustentabilidade financeira dos hospitais, operadoras, fornecedores e de todo o ecossistema da saúde. Ele defende ainda uma atenção especial ao financiamento do IPE Saúde e com a atenção primária.

“O setor de saúde no Brasil enfrenta várias ineficiências e desafios complexos e multifacetados, que podem impactar o acesso, a qualidade e a equidade nos serviços de saúde”, entende Rossato.

“É crucial dedicar atenção e cuidado à sustentabilidade financeira dos hospitais, operadoras, fornecedores e de todo o ecossistema da saúde. Isso se deve à interligação entre a Saúde Suplementar e o Sistema Único de Saúde, onde o sobrecarregamento excessivo de uma das partes tem um impacto direto na outra.”

“Para tanto, é necessária ações como a desoneração da folha de pagamento do setor da saúde, a exemplo de outras áreas econômicas. Essa iniciativa influencia no estímulo de geração de empregos, na redução de custos para as instituições, aumenta o poder competitivo, incentiva à inovação e flexibiliza o investimento na melhoria da qualidade da assistência.”

“No Rio Grande do Sul, especificamente, é indispensável a atenção para o financiamento do IPE Saúde, em virtude da representatividade tanto como provedor de acesso ao atendimento privado de saúde quanto como cliente das instituições hospitalares.”

“Precisamos focar na atenção primária à saúde e prevenção de doenças, visando o fortalecimento do sistema de saúde, a redução de custos, o fomento da assistência baseada em valor, onde as linhas de cuidado ganham protagonismo no modelo assistencial” defende o executivo.

hed emergencia

Agradecimentos e otimismo

No final da entrevista, Rossato fez questão de agradecer o empenho do corpo de colaboradores e a confiança dos pacientes, clientes e familiares.

“Este ano trouxe muitos desafios, mas também fortaleceu nossa resiliência e adaptabilidade. Para 2024, estamos otimistas quanto ao fortalecimento de nossos serviços e à continuidade do compromisso com a excelência no atendimento.”

“Estamos confiantes de que o próximo ano será marcado por avanços significativos para o nosso hospital. Olhamos para o futuro prontos para continuar inovando e contribuindo para novos horizontes de conquistas.”

“Somos gratos aos nossos colaboradores e médicos, que demonstraram comprometimento e dedicação exemplares ao longo deste ano desafiador. É inspirador testemunhar a resiliência e a excelência que manifestam diariamente, em cada atendimento”, completa.

“Deixo aqui a minha sincera gratidão, também, aos nossos pacientes, clientes e familiares. A confiança que vocês depositaram em nosso hospital é o alicerce que nos impulsiona a oferecer cuidados de saúde excepcionais. Sabemos que a jornada hospitalar pode ser desafiadora, e é com imensa honra que recebemos a responsabilidade de cuidar de cada vida.”

“Neste espírito de gratidão, desejamos a todos um final de ano tranquilo e repleto de momentos de alegria e conexão com seus entes queridos. Que o próximo ano seja repleto de saúde, realizações e conquistas para cada um de vocês.”

“Contamos ansiosos com a oportunidade de continuar a servi-los em 2024 e além. Que o espírito de esperança e solidariedade nos guie, e que possamos compartilhar muitos momentos felizes juntos”, finaliza Rossato.

ODACIR-ROSSATO-HED

PERFIL HED

 

 

 



VEJA TAMBÉM