ANVISA lança Registro Nacional de Implantes
Dados de pacientes e de produtos implantados serão reunidos em um sistema únicoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) irá lançar um sistema específico para regular o registro de próteses no Brasil. O lançamento oficial do Registro Nacional de Implantes (RNI) ocorrerá durante a Feira Hospitalar 2018, no dia 23 de maio, em São Paulo.
O RNI é um sistema de informação para cadastro de procedimentos cirúrgicos de implantação de próteses osteo-articulares (quadril e joelho) e de stent coronariano (utilizado na angioplastia coronariana).
Com as informações do sistema, será possível gerar informações acerca dos produtos implantados, das técnicas cirúrgicas utilizadas, do perfil dos pacientes e dos serviços de saúde envolvidos.
Os dados serão utilizados para aprimorar a regulação dos produtos implantáveis, assim como indicar as melhores condutas terapêuticas e os materiais mais adequados. O sistema poderá ser ampliado para a inclusão de outros procedimentos e produtos no futuro.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).
Regulamentação do uso do sistema
O uso do sistema RNI ocorrerá de forma gradual. No primeiro momento, será de forma voluntária e com a adesão dos hospitais que participaram do teste piloto ocorrido na fase de desenvolvimento, além de outros com interesse e perfil para o uso.