Gestão e Qualidade | 12 de abril de 2013

ANS monitora operadoras com problemas financeiros

113 empresas acompanhadas pela agência representam 8,4% das mais de 1,3 mil que existem no país
ANS monitora operadoras com problemas financeiros

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta semana que está acompanhando 113 operadoras de planos de saúde e odontológicos que apresentam problemas financeiros. Essas empresas – que representam 8,4% do total de 1.338 em funcionamento no Brasil – estão em regime de direção fiscal, quando um profissional nomeado pela agência acompanha o dia a dia da empresa por causa do desequilíbrio nas suas contas.

Recentemente, a Unimed Salvador anunciou o encerramento das suas atividades por problemas financeiros. Esse é o principal motivo alegado pelas operadoras ao deixar de funcionar. Em novembro de 2012, a ANS divulgou uma lista com 48 operadoras que tiveram suas atividades finalizadas devido a problemas econômicos, financeiros e administrativos considerados graves. Em situações como essas, a portabilidade dos conveniados é garantida por lei para um convênio compatível com o anterior em situações especiais em relação a carências.

A ANS também realiza, além da direção fiscal, a direção técnica, quando uma operadora tem problemas técnicas. No momento, segundo a agência, 11 empresas estão sob o regime no país e recebem o acompanhamento de um técnico para reestruturar os seus serviços, que visa melhorar o atendimento aos beneficiários.

 

VEJA TAMBÉM