Gestão e Qualidade | 30 de junho de 2015

Alceu Alves da Silva assume o comando do Sistema de Saúde Mãe de Deus

Cerimônia também homenageou a trajetória de 31 anos de Seferin como executivo da instituição
Emoção marca a despedida de Cláudio Seferin do comando do Sistema de Saúde Mãe de Deus

O médico Claudio Seferin deixou oficialmente o cargo de Diretor Superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), em uma cerimônia realizada no dia 30, no Auditório Irmã Maria Jacomina Veronese, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. A solenidade, marcada pela presença de grande número de autoridades, médicos e colaboradores da organização, foi marcada por momentos de emoção, lembranças e agradecimentos, e a posse do novo executivo Alceu Alves da Silva.

O importante labor desempenhado por Seferin, desde 1984, há exatos 31 anos, foi ressaltado pelas irmãs da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas e Associação Educadora São Carlos (AESC), instituição mantenedora do Hospital Mãe de Deus e do SSMD. A Irmã Lúcia Boniatti, presidente, destacou que “hoje, estamos celebrando algumas pessoas que fizeram história e que ficarão presentes, para sempre nas nossas lembranças e nos nossos corações”.

Seferin agradeceu as palavras e lembrou-se do momento em que, há 3 décadas, entrou para o Hospital Mãe de Deus, após ter exercido por muitos anos a função de diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, convidado pela Irmã Maria Jacomina Veronese. Pouco tempo após assumir as novas e relevantes funções, a Irmã Jacomina veio a falecer. O fato, segundo Seferin, o fez empenhar-se com maior afinco para levar adiante o sonho da Irmã Jacomina que era o de construir um hospital de referência, com valores cristãos, focado no atendimento humanizado e de qualidade.

“Chamo vocês de amigos. Trabalhamos longa data juntos e certamente vamos continuar trabalhando juntos”, referiu-se Seferin aos presentes. “A fortaleza que nós temos é a nossa união e a forma como nos relacionamos”, mencionou Claudio Seferin. O resultado alcançado por esta união de forças “não é para nós, nem para nossas instituições, é para a nossa sociedade. Isto é o que nos move”.

O executivo se emocionou ao agradecer a seus filhos, sua esposa Elisa e familiares, que o acompanharam e viram de perto o empenho e o esforço empregado para o alcance de sua meta pessoal e profissional, obtida com sucesso.

Alceu Alves da Silva

Com mais de 17 anos de dedicação à Instituição, Alceu Alves da Silva, também com passagens pelo Hospital Conceição, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Ministério da Saúde, reforçou em seu discurso a importância da cultura interna do Mãe de Deus, seus valores e sua missão, e a atuação de Claudio Seferin para o desenvolvimento da saúde no Rio Grande do Sul como um todo.

Alceu prestou homenagens – também emocionadas – ao ex-ministro da saúde, Carlos César de Albuquerque, morto em março de 2005. “Grande líder com uma passagem notável no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, homem de razão e visão, que sempre andaram juntos. Sempre deixou seu coração fecundar seus sonhos. Na saudosa lembrança, mestre e amigo, fraternalmente, muito obrigado”.

O novo Superintendente do Mãe de Deus apresentou dados e cenários do mercado da saúde no Brasil, ressaltando os compromissos e desafios inadiáveis não apenas para o SSMD, mas para todos os gestores da saúde. Dentre eles, Alceu reforçou o relacionamento com os médicos, financiamento, modelos novos e corretos de remuneração, parcerias entre saúde pública e privada, melhoria na relação com operadoras, com os governos e a preparação para a entrada do capital (investimento) estrangeiro.

Alceu demonstrou-se ciente do seu desafio. “Sei muito bem o compromisso que estou assumindo, não há método fácil para o aprendizado de coisas difíceis. Quero ter a clareza de minhas convicções, e não negar as evidências de meus deveres. Quero sonhar com o meus sonhos, e no mundo corporativo, influenciar a realização do sonho de muitos. Quero aprender sempre mais. Quero viver minhas verdades como um princípio, mas saber substitui-las quando já não mais se mostrarem verdades”.

Alceu também soube descontrair o público quando relembrou sua passagem pelo Hospital de Clínicas. Na época, com 32 anos, ao assumir um cargo na direção, Alceu poderia escolher uma pessoa para ser seu adjunto. “Eu optei por escolher um jovem, que na época, tinha apenas 24 anos. Tecnicamente a área de recursos humanos me diria que fiz uma aposta. Se foi uma aposta, eu diria que acertei em cheio”, referindo-se a Fernando Torelly, Superintendente-Executivo do Hospital Moinhos de Vento, presente à solenidade. E brincou com a questão da concorrência entre dois dos principais hospitais do Estado. “Eu não quero, em hipótese alguma, deixar de sermos concorrentes, pelo contrário, quero acirrar esta concorrência”, levando diversão ao público que prestigiava a cerimônia. Segundo Alceu, quem leva os dividendos desta “disputa” é a sociedade. Direcionando novamente suas palavras ao amigo Torelly, Alceu salientou: “mas pode ter certeza, a nossa velha parceria, continua firme”.

Alceu também enalteceu as capacidades de Claudio Seferin. “Recentemente reconhecido como um dos mais influentes na área da saúde do Brasil, doutor Claudio foi diretor da Anahp, membro do Conselho de Líderes do Sindicato de Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, ocupou cargos de destaque no cenário da saúde brasileiro. Hábil arquiteto, aqui me referindo às estratégias, sempre procurou novas oportunidades e negócios para o Sistema de Saúde Mãe de Deus; como o Centro Clínico Mãe de Deus, Mãe de Deus Center, o COR, ampliação do Hospital Mãe de Deus e ampliação das atividades sociais e tantos outros projetos que tiveram a sua condução, a sua marca”.

Alceu completou dizendo que Claudio Seferin “é destes homens que sacudiram a indiferença. Homens que movidos por um sentimento forte, enveredaram a sua ação para o benefício coletivo, e assumiram grandes responsabilidades e compromissos com a sociedade”.

Ao final de seu pronunciamento, Alceu lembrou que “tudo deve estar voltado para os pacientes e seus familiares. Eles são a essência”. Alceu e Seferin foram aplaudidos de pé pelos convidados e receberam abraços e votos de sucesso em seus próximos desafios.

Alguns dos dirigentes e autoridades presentes: Flávio Borges (diretor executivo Fehosul), Paulo de Argollo Mendes (Presidente Simers), Fernando Torelly (CEO do Hospital Moinhos de Vento e presidente do Sindihospa), José Parode (Presidente Ipergs), Eduardo Dias Lopes (Diretor Administrativo Financeiro Ipe-Saúde), José Adroaldo Oppermann (Presidente do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento), Sebastião Melo (vice-prefeito de Porto Alegre),  Robson Morales (Diretor Administrativo Hospital Divina Providência), Odacir Rossato (Superintende Administrativo do Hospital Ernesto Dornelles),  Francisco Paz (Secretário Adjunto da Saúde do Estado do RS), Jorge Cuty da Silva (Secretário Adjunto da Saúde de Porto Alegre), Marcelo Bósio (Secretário da Saúde de Canoas), Pe. Marcelo Fernandes de Aquino (Reitor da Unisinos), Ricardo Minotto (Pucrs) e Sandra Fagundes (Diretora-Superintendente do GHC); além de diretores de entidades como Cremers, Unimed e demais operadoras de planos de saúde.

Fehosul 

Ausente da cerimônia, por estar em atividades profissionais em Portugal, o presidente da Fehosul, médico Cláudio Allgayer, ex-presidente do Grupo Hospitalar Conceição à época em que Seferin e Alceu desempenharam funções de relevância no maior grupo de hospitais públicos do Estado, fez chegar mensagem de agradecimentos e apoio. “Seferin é uma das maiores personalidades do setor hospitalar brasileiro, um visionário que muito enriqueceu a todos nós com seu exemplo, pela sua conduta íntegra e ética, que certamente nos acompanhará, ainda, por muito tempo”, ressaltou Allgayer. Referindo-se ao novo superintendente do SSMD, Allgayer valorizou sua “incansável determinação na construção plural de sistemas centrados na eficiência e qualidade, gerencial e assistencial, atuando em prol da cidadania”. Finalmente, desejou, em nome da Fehosul, os melhores votos de sucesso a Alceu, nas suas novas funções no SSMD.

Alceu_SSMD

Alceu Alves da Silva fez homenagem ao ex-ministro da saúde, Carlos César de Albuquerque

Palco_SSMD

Alceu Alves da Silva está há 17 anos no SSMD, enquanto Claudio Seferin ficou 31 anos na instituição

Posse_SSMD

Amigos e colaboradores foram abraçar e desejar sorte a Alceu Alves da Silva e Claudio Seferin

Seferin_SSMD

Claudio Seferin formou-se em medicina e completou três especializações: Medicina Interna e Cardiologia, Administração e Planejamento Hospitalar e MBA Gestão Empresarial

VEJA TAMBÉM

Série Especial

As ações do Hospital Moinhos de Vento contra a Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São

As ações do Grupo Hospitalar Conceição para o enfrentamento da COVID-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão se preparando para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa
covid-19

Exclusivo: Como hospitais gaúchos lidam com o aumento de casos da Covid-19 no RS

O aumento rápido do número de casos de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) se apresenta como um enorme desafio para os sistemas de saúde do mundo. No Brasil, de acordo com estimativas do Ministério de Saúde e de diversos estudos, serão meses com grande e crescente número de casos da doença. Com o crescimento e a necessidade de