Gestão e Qualidade, Política | 4 de setembro de 2018

Agenda 2020 apresentará propostas aos candidatos ao Governo do RS

No dia 5 de setembro as proposições dos grupos temáticos serão priorizadas em evento
Agenda 2020 apresentará propostas aos candidatos ao Governo do RS

No dia 5 de setembro, a Agenda 2020 irá definir as prioridades entre as propostas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul que serão entregues aos candidatos ao Governo do Estado, em evento no Centro de Eventos da PUCRS (Porto Alegre), às 14h. Em julho, foram realizadas na sede da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL) duas reuniões do Foro Temático da Saúde da Agenda 2020, onde foram analisadas, pelos integrantes do grupo, os eixos prioritários do setor saúde.

Foram elaboradas cerca de 600 propostas  por 450 voluntários da Agenda 2020, em todas as regiões do Rio Grande do Sul,  para 11 áreas (agronegócio; cidadania; desenvolvimento de mercado; desenvolvimento regional; educação; gestão pública; infraestrutura; inovação e tecnologia; meio ambiente; saúde; e segurança). As prioridades estabelecidas serão reunidas no Caderno de Propostas, que a Agenda 2020 entregará aos candidatos ao Governo do Estado do RS no dia 26 de setembro.

As propostas para a saúde

Nas reuniões do Foro Temático da Saúde da Agenda 2020, técnicos e voluntários apresentaram pontos considerados essenciais para que ocorram mudanças e melhorias neste segmento para os gaúchos. Foram destacados quatro pilares julgados como fundamentais para a melhoria na área da saúde: acesso; gestão; qualidade da assistência prestada; e financiamento. “Do ponto de vista da saúde, estes quatro pilares são fundamentais para que possamos garantir a oferta de serviço qualificado para a população”, destacou Sérgio Ruffini – coordenador do projeto QUALIS-RS (incentivo à conquista da acreditação no RS), e diretor do IAHCS Acreditação.

Nos encontros, foi enfatizado que o modelo atual de saúde praticado no Rio Grande do Sul, tanto para a área pública quanto suplementar, não possui sustentação para o futuro. O modelo de remuneração foi um dos tópicos abordados. O diretor executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, ressaltou a necessidade de mudanças no modelo, “hoje baseado em remuneração de insumos,  produção e quantidade de procedimentos, e não na qualidade e resultados”.

De acordo com o diretor executivo da Agenda 2020, Valdir Bianchessi Jr, a FEHOSUL oferece “uma  contribuição muito forte na mobilização de lideranças com conhecimento técnico para a formulação de propostas para a área da saúde”. Ainda de acordo com o diretor executivo, os fóruns desenvolvidos na FEHOSUL contam com menos intervenção da Agenda 2020, em virtude da equipe de líderes presentes nas reuniões.  “Sempre foram muito produtivos os encontros, porque há pessoas muito bem informadas, qualificadas, que sabem exatamente o que estão falando. São pessoas que estão atuando no dia-a-dia da saúde no estado. E isso nos deixa muito tranquilos quanto às propostas  dessa área, que efetivamente tem uma chance  grande de obter êxito com o próximo governo”, destacou Bianchessi Jr.

VEJA TAMBÉM