Estatísticas e Análises | 7 de novembro de 2016

Acompanhamento de bebês prematuros deve ser feito mesmo após a alta

O dia 17 de novembro é considerado Dia Mundial da Prematuridade
acompanhamento-de-bebes-prematuros-deve-ser-feito-mesmo-apos-a-alta

Cada vez mais comuns nas maternidades, os casos de prematuridade – bebês que nascem com menos de 37 semanas de gestação – representam 10% dos nascimentos em todo o mundo. E esse número continua aumentando, apesar de o número total de nascimentos estar diminuindo gradativamente. Isso significa que em todo o mundo há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis a cada ano.

Devido aos avanços da Medicina, hoje essas crianças conseguem sobreviver. Porém, mesmo após a alta, o bebê necessita de acompanhamento adequado. Por isso que o dia 17 de novembro é considerado Dia Mundial da Prematuridade, como forma de conscientizar para a prevenção do parto prematuro e para o tratamento adequado. “O bebê precisa de estímulos e intervenções para minimizar as sequelas da prematuridade, que podem ser muitas. Quanto menor a idade gestacional, maior o risco de atraso no neurodesenvolvimento e de problemas no crescimento. Para garantir qualidade de vida e não apenas sobrevida, precisamos de uma parceria das famílias e da organização de ambulatórios interdisciplinares que possam acompanhar adequadamente essas crianças”, alerta Rita de Cássia Silveira, chefe da Unidade de Ambulatório de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Clínicas promove evento sobre prematuros

Para que as equipes de saúde estejam preparadas para um bom acompanhamento dos prematuros e passem segurança aos familiares, o HCPA promove, nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2017 no Centro de Eventos Plaza São Rafael (Porto Alegre/RS), o V Encontro Internacional de Neonatologia. As inscrições para temas livres já estão abertas e os interessados têm até o dia 17 de fevereiro para submeter trabalhos, que serão apresentados nas modalidades oral, pôster simples ou comentado.

O evento abordará assuntos como os desafios nutricionais na internação neonatal e no seguimento após a alta, neuromonitorização e neuroproteção, multihits da inflamação no pulmão e cérebro do prematuro, e vírus sincicial respiratório.

Promovido pelo Ambulatório de Seguimento de Prematuros do Hospital de Clínicas, o encontro acontecerá juntamente com o III Simpósio Interdisciplinar de Atenção ao Prematuro. Entre os convidados estão palestrantes internacionais considerados referência na área. Para mais informações, o site do evento é o www.encontrodeneonatologia.com.br.

VEJA TAMBÉM