Gestão e Qualidade | 12 de dezembro de 2023

Acolhimento: Hospital Humaniza permite visitas em UTI 24 horas por dia

Unidade da Hapvida NotreDame Intermédica adota a presença de acompanhantes, em tempo integral, junto a pacientes em internação na ala adulta.
Acolhimento Hospital Humaniza permite visitas em UTI 24 horas por dia

O Hospital Humaniza, da Hapvida NotreDame Intermédica, libera a presença de acompanhantes, em tempo integral, junto a pacientes adultos em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Localizada em Porto Alegre/RS, a unidade oferece este serviço desde agosto e, nesse sentido, atua para fortalecer o pilar do acolhimento da companhia.

Reconhecida como um local de pouco acesso e geralmente associada a problemas graves de saúde, a UTI costuma provocar angústias e receios. Mas, ao contrário do que possa parecer, a internação pode ser ressignificada e proporcionar a sensação de bem-estar e cuidado qualificado. Fundamentados em estudos e experiências de outros hospitais da companhia que já adotam a prática clínica, os benefícios são visíveis para usuários, familiares e equipes multidisciplinares da UTI.  A prática é, inclusive, uma recomendação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


“A hospitalização costuma ser um momento de muita apreensão, mas pode se tornar mais leve quando se tem a companhia de alguém querido. Isso gera sentimento de segurança, influencia diretamente o psicológico do paciente e, consequentemente, impacta positivamente a recuperação”, afirma Franciane Gonçalves, diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida NotreDame Intermédica.

Para Jucilene Kuhn, acompanhante da paciente e mãe, Jurandi Leote Kuhn, estar presente nos momentos mais delicados fez toda a diferença durante a internação no Humaniza: “A minha família pôde ficar junto, acompanhando minha mãe de perto, tendo a liberdade de entrar e sair a hora que precisávamos. Isso não tem preço”, afirma. Jurandi ficou internada por cinco dias na UTI, após cirurgia realizada no hospital.

Atualmente, 1.500 pacientes estão internados em UTIs nos 87 hospitais da rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica, situados em cinco regiões do país. A iniciativa também começou a ser implementada nas unidades neonatais e pediátricas e, em breve, estará disponível em todo o território nacional.

Outros benefícios

Diminuição do tempo de recuperação e internação do paciente, redução do uso de certas medicações, em especial de sedativos, e eliminação da angústia por notícias do ente querido são alguns dos principais benefícios proporcionados pela visita 24 horas em UTIs.

Todos os protocolos de higiene e segurança são seguidos, como o incentivo à lavagem das mãos e a exigência de o visitante estar em boas condições de saúde.

Sobre o Programa Apaixonados pela Vida

A visita estendida 24h integra o Programa Apaixonados pela Vida, que foi criado para proporcionar saúde integrada de qualidade e servir de forma acolhedora os pacientes da Hapvida NotreDame Intermédica. A iniciativa nasceu a partir da padronização de vários projetos de acolhimento que eram realizados nos hospitais da companhia e que ganharam abrangência do Norte ao Sul do País.

 



VEJA TAMBÉM