Estatísticas e Análises | 5 de maio de 2015

Ações contra a dengue em Porto Alegre e Norte do RS

Após confirmação da segunda morte, Secretarias de Saúde do Estado constituem forças-tarefa
Ações contra a dengue em Porto Alegre e Norte do RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou, dia 4 de maio, o trabalho de uma força-tarefa de combate à dengue na Região Norte do Estado, especificamente direcionada aos municípios de Erval Seco e Novo Tiradentes. Em 2015, o Rio Grande do Sul já teve 456 casos autóctones da doença confirmados, a maioria na região. No final da tarde de terça-feira, dia 5, a segunda morte foi confirmada pela SES neste ano, uma moradora de 56 anos da cidade de Panambi.

Até o dia 25 de abril, Erval Seco e Novo Tiradentes registraram 95 casos autóctones de dengue. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) constituiu uma equipe de sete agentes e técnicos, com a incumbência de utilizar dois equipamentos de pulverização de inseticida costais e uma máquina acoplada a uma camionete (conhecida como fumacê) para o borrifamento do composto químico nas áreas onde foram identificados os casos. Equipamentos de proteção individual, como máscaras e aventais, também foram enviados à região.

Também haverá supervisão dos trabalhos de campo desenvolvidos nos 2 municípios. O processo coordenado pelo CEVS no Norte é semelhante ao que foi iniciado em março na Região Noroeste, onde oito municípios somam 334 casos autóctones de dengue distribuídos principalmente em Caibaté (229 casos), Santo Ângelo (55 casos) e Panambi (38).

A meta é melhorar sensivelmente as medidas de combate à dengue, procurando a diminuição dos potenciais recipientes para o desenvolvimento das larvas do inseto e, consequentemente, os casos da doença.

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre começou, dia 5 de maio, quatro operações de Bloqueio de Transmissão viral da dengue. A ação atinge os bairros Santa Tereza e Santo Antônio, locais onde o sistema de monitoramento inteligente da dengue da prefeitura registrou a captura de fêmeas do mosquito infectadas com o vírus da doença. Todas as ações serão no turno da manhã, a partir das 9h30. As operações pretendem matar mosquitos adultos, diminuindo a probabilidade de transmissão do vírus nas comunidades.

Locais das operações de Bloqueio de Transmissão viral da dengue:

Santa Tereza

– Acesso 33/Rua nossa Senhora do Brasil; e Acesso 25/Rua Nossa Senhora do Brasil;

– Beco 6, Beco 4 e Beco 5 da Vila Nossa Senhora do Brasil;

– Rua Dr. Ildefonso Pires esquina Rua Dona Otília.

Santo Antônio

– Rua Antonio Ribeiro, entre Visconde de Abaeté e  rua Paulino Chaves

– Trecho da rua visconde de Abaeté entre Antonio Ribeiro e Humberto de Campos

– Trecho da Paulino Chaves, entre Antonio Ribeiro e Humberto de Campos

VEJA TAMBÉM