Gestão e Qualidade | 4 de abril de 2017

Abril é o mês da segurança do paciente no Brasil

Campanha e eventos alertam para a necessidade de engajamento de pacientes e estabelecimentos de saúde
Abril é o mês da segurança do paciente no Brasil

Muitas pessoas –  inclusive profissionais de saúde – não sabem que a simples identificação incorreta de um exame; a administração incorreta de um medicamento ou uma cirurgia em local errado podem trazer danos graves ao paciente. Esses são alguns dos motivos que levaram ao surgimento da campanha, Abril pela Segurança do Paciente, promovida pelo Ministério da Saúde que entra em ação este mês.

A campanha é um incentivo para que todos possam contribuir para a segurança do paciente. Entidades importantes como a ONA (Organização Nacional de Acreditação), IBSP (Instituto Brasileiro  de Segurança do Paciente) e FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul) são exemplos de instituições que buscam incessantemente colaborar com a melhoria da assistência no Brasil, sensibilizando tanto os profissionais quanto os próprios pacientes para o alcance de uma assistência de qualidade e com menos erros. No Rio Grande do Sul, a FEHOSUL lançou recentemente um projeto de incentivo para a elevação da qualidade e segurança do paciente (saiba mais no final da matéria).

Poucos hospitais acreditados

A ONA, por exemplo, possui uma metodologia de acreditação de saúde com padrões reconhecidos internacionalmente, que ajudam as organizações a prestarem uma assistência mais segura e de qualidade. Com 17 anos de atuação, a ONA se consolidou como o principal modelo de acreditação de saúde do país.

O contingente de hospitais, clínicas e demais estabelecimentos, porém, ainda precisa ser incrementado, conforme o gerente de relações institucionais da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz. “Menos de 4% dos hospitais do país seguem normas pré-estabelecidas pelo processo de acreditação, que visam maior segurança do paciente” diz.

O especialista complementa que são mais de 6,5 mil hospitais cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e em torno de 250 destes são acreditados pela ONA, que promove o atendimento a normas de conduta para segurança do paciente.

A ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde em mais de 100 países.

Hospitais_Acreditado_Brasil

Evento

Fomentando a campanha do Ministério da Saúde, o IBSP (Instituto Brasileiro  de Segurança do Paciente), em parceria com a ONA, desenvolverá durante o mês de abril uma extensa programação para promover os pilares da segurança do paciente.

Dentre as atividades programadas destaca-se o II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, a realizar-se de 26 a 28 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo .

Péricles Góes da Cruz, da ONA, aponta que incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde. “Toda organização de saúde deve se preocupar com a qualidade e segurança da assistência prestada ao seu paciente”, afirma. Porém, a acreditação ajuda na melhoria contínua da qualidade porque é uma avaliação externa e é feita a partir de padrões pré-definidos e reconhecidos internacionalmente.

Melhorar a qualidade do sistema de saúde no Brasil é um grande desafio. “Somos um país com muitas diferenças regionais. Cada organização precisa superar uma série de desafios para ter um bom nível de qualidade. Nossa proposta é incentivar esse processo e mostrar a importância da busca constante pela qualidade. Além disso, o paciente também possui responsabilidades, ele deve saber qual seu papel no processo”, finaliza.

Rio Grande do Sul

A FEHOSUL aprovou no dia 31 de março, um projeto inédito orientado a hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde do RS, para que tenham facilidades de acesso à certificação pelo modelo ONA e suas diretrizes. “Os nossos representados terão direito a valores extremamente diferenciados para cada segmento do mercado, como hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue. Nesta primeira edição, serão contemplados um mix de dez organizações. Ao final de um período de doze meses, queremos que estas instituições estejam prontas para passarem pela avaliação do modelo de certificação da ONA”, explicou Flávio Borges, diretor executivo da FEHOSUL. O avaliador do IAHCS Acreditação, falou sobre a iniciativa em evento realizado no mês de março, com lideranças nacionais.

VEJA TAMBÉM