Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 5 de março de 2018

Aberto Programa de Residência Integrada 2018 no RS

Solenidade da Escola de Saúde Pública marca ingresso de residentes
Aberto Programa de Residência Integrada 2018 no RS

Na sexta-feira, 2 de março, a Escola de Saúde Pública – ESP/RS, órgão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) – abriu o Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) no Estado para 2018. A solenidade marca o ingresso dos residentes do primeiro ano na Residência Multiprofissional em Saúde, nos programas de Atenção Básica em Saúde Coletiva, Dermatologia Sanitária, Saúde Mental Coletiva e Vigilância em Saúde. Atende também profissionais da Residência Médica nos programas de Medicina de Família e Comunidade, Dermatologia Sanitária, Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Na solenidade de abertura, o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, ressaltou a importância de aumentar o número de profissionais e colegas imbuídos na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Paz disse que a RIS é um importante e significativo complemento ao que é aprendido na graduação. “O SUS carece de pessoas qualificadas para atender a sua grande dimensão”, afirmou o secretário adjunto.

A diretora da ESP/RS, Terezinha Valduga Cardoso, ressaltou “o desafio que é a formação de profissionais de qualidade para atender pelo SUS”. A diretora frisou que a RIS é reconhecida nacional e internacionalmente na formação de profissionais de saúde.

Após a solenidade, houve a aula inaugural do curso, com o tema “Ações em Saúde na SES/RS”, a cargo do coordenador do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Farias.

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do RS. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM