Gestão e Qualidade | 28 de março de 2019

A saúde do futuro e as abordagens nas empresas foram tema do 1º Health Experience

Evento é uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Bradesco Saúde/Mediservice
A saúde do futuro e as abordagens nas empresas foram tema do Health Experience

A saúde das pessoas nas empresas, novas abordagens para pensar sobre a saúde do futuro – seja por meio de novas tecnologias ou mudanças comportamentais – e cases que ilustram como as empresas atuam em busca da qualidade de vida no trabalho foram assuntos debatidos no 1º Health Experience. O evento, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Bradesco Saúde/Mediservice, ocorreu na terça-feira (26), no Instituto Ling, em Porto Alegre.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, reiterou o ineditismo da iniciativa e a relevância de pensar sobre o futuro da saúde, mas refletindo sobre o passado. “Precisamos estar constantemente pensando nas respostas ou nas perguntas adequadas para o setor”, declarou. Já o presidente do Bradesco Saúde, Manoel Peres, lembrou que a saúde privada é um dos grandes itens de desejo das famílias brasileiras. “O setor saúde merece um debate muito mais amplo”, apontou.

Auditório do Instituto Ling ficou lotado

Auditório do Instituto Ling ficou lotado

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Em entrevista ao Setor Saúde, o superintendente executivo do Moinhos destacou o objetivo da instituição de reafirmar a sua liderança no setor de saúde corporativa. “O Moinhos talvez tenha sido o precursor dos hospitais no Brasil a criar um programa de saúde para as empresas. Já há 15 anos temos um programa com o Polo Petroquímico da Braskem, para citar um exemplo. O que vimos de saúde para as empresas no Brasil, o Moinhos já faz há bastante tempo. Queremos reafirmar nosso protagonismo”, declarou.

Parrini também salientou a importância do evento, com os diversas abordagens que foram apresentadas. “O Health Experience, com o Bradesco Saúde, é uma forma de mostrar essa liderança, refletindo sobre o presente e seus principais problemas; estudando cases e soluções, como o caso do Moinhos com o Braskem, que estabelece soluções melhorando a saúde dos funcionários e diminuindo sinistralidades; falando do case da Renner, escutando lideranças da gestão de pessoas; o Mussak falando um pouco de temas aspiracionais, conectando vida, filosofia e saúde; e o Milagres falando sobre futuro, tecnologias e o que vem por aí e como as empresas devem se posicionar com relação ao futuro”, frisou.

Mohamed Parrini

Mohamed Parrini

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Eugênio Mussak (A saúde das pessoas no futuro)

Abrindo o ciclo de palestras, o médico, professor e empresário Eugenio Mussak apresentou “A saúde das pessoas no futuro”. De acordo com ele, a medicina se divide em três tipos: a medicina curativa, que trata os doentes, a medicina preventiva, que é mais eficiente e barata, e que mais deverá se desenvolver, a medicina da saúde, que mira o bem-estar em sua plenitude.

“A medicina é interessante, porque aprendemos a lidar com doença. Quando o paciente não tem nada, não sabemos o que fazer com ele”, brincou. Mussak enfatizou a importância de discutir o que fazer para que as pessoas estejam mais próximas da medicina da saúde. “Elas terão mais bem-estar, mais felizes e produtiva”, destacou.

Eugenio Mussak

Eugenio Mussak

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O médico abordou suas experiências com a saúde e refletiu sobre os seus últimos 10 anos, em que alguns problemas de saúde o auxiliaram a refletir sobre como deseja encarar a velhice. “Já que é compulsório envelhecer, eu quero ter o direito de escolher o tipo de velho que quero ser”, disse. Ele enumerou cinco características que deseja ter na velhice: saúde; paz; histórias para contar; curiosidade intelectual – querer aprender coisas novas; e conexão positiva com o futuro, com sonhos e planos. “Vocês podem dizer que há um contrassenso, porque o velho é um sujeito que não tem futuro, mas eu não concordo com isso. Acho que, não importa a idade, você tem um futuro”, declarou.

Mussak relacionou estas características desejadas para a velhice com uma pesquisa do médico Kenneth Cooper – defensor do exercício periódico e considerado o inventor do método/teste cooper. “Manter o corpo em movimento, a boa nutrição, a qualidade do sono, o controle do stress, a autoestima, as conexões humanas e ter relações positivas com o futuro são passos para chegar a este objetivo”, ensinou.

José Galló (Case das Lojas Renner)

O diretor-presidente das Lojas Renner, José Galló, abordou a importância do encantamento de colaboradores e clientes como fórmula para o sucesso da empresa. “A cumplicidade com o público constrói o significado de uma marca”, afirmou Galló. O diretor-presidente enfatizou a missão de ter profissionais engajados. “O profissional engajado encanta clientes. E o cliente encantado é um cliente fiel”, frisou.

José Galló

José Galló

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Galló explicou que, desde 1996, a Renner tem como estratégia de engajamento um projeto que estimula os vendedores a escreverem “histórias de encantamento”. De acordo com ele, já foram escritas 832 mil histórias. As melhores histórias são premiadas em um evento anual da instituição. “Estes são os nossos heróis. É um reconhecimento que fazemos”, destacou.

O diretor-presidente também citou os diferenciais competitivos da instituição: foco na mulher; consistência, com adequado posicionamento de mercado; disciplina; simplicidade; fico; inconformismo – “dá para melhorar”; e energia para gerar resultados.

No final da apresentação, Galló citou uma frase inspiradora para a missão de encantar, da escritora Maya Angelou. uma das mais importantes ativistas negras dos EUA. “Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse e o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir”.

Os palestrantes Eugênio Mussak e José Galló com as lideranças do Hospital e Bradesco

Os palestrantes Eugênio Mussak e José Galló com as lideranças do Hospital e Bradesco

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Evandro Rigo (Viva Sempre Bem: Case da Braskem)

O coordenador de Higiene e Saúde Ocupacional da Braskem, Evandro Rigo, apresentou dados e resultados do projeto Viva Sempre Bem, desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, Bee Touch e Braskem.

O Coordenador explicou que o projeto Viva Sempre Bem está na fase 2, e avalia riscos e a saúde como um todo dos profissionais que atuam na Braskem. Ele explicou que o projeto tem como foco de atuação os Fatores de Risco Modificáveis, além de dados de exames do periódico desenvolvido. Além disso, os funcionários passam por questionários para coleta de dados, exames e consultas clínicas. O Viva Sempre Bem ainda oferece ações de acolhimento, com voluntário, e o projeto se baseia em ações individuais e coletivas.

Rigo apresentou dados sobre as doenças crônicas não transmissíveis, e como o projeto auxiliou em bons índices entre os profissionais – e o coordenador enfatizou o objetivo de otimizar ainda mais os números, priorizando a saúde na instituição. Além disso, foram apresentados ações futuras que aumentarão a ação do projeto dentro da instituição.

Evandro Rigo

Evandro Rigo

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Flávio Bitter (Case do Bradesco Saúde)

O diretor-gerente do Bradesco Saúde e vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Flávio Bitter, abordou o mercado de saúde suplementar no Brasil, com seus números superlativos, dificuldades e possibilidades. De acordo com Bitter, o principal desafio do setor é crescer com sustentabilidade.

De acordo com Bitter, os atuais desafios das operadoras são o envelhecimento populacional, a má incorporação tecnológica, a excessiva regulação e a judicialização. O diretor-gerente apresentou os programas Meu Médico e Novamed, do Bradesco Saúde, e apontou o foco de atuação baseado em três principais direcionadores: atendimento primário; incentivo à eficiência e qualidade assistencial; e gestão do beneficiário.

O diretor-gerente enfatizou a necessidade de o setor de saúde brasileiro atuar para entregar valor. “Temos que simplificar o processo de pagamento e incentivar resultado e assistência. Focar em produzir o melhor resultado dentro do melhor valor disponível”, salientou.

Flávio Bitter

Flávio Bitter

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Francisco Milagres (Tecnologias exponenciais e o futuro da saúde: grandes oportunidades e desafios no horizonte)

O 1º Health Experience foi encerrado com a palestra de Francisco Milagres, executivo com experiência de 20 anos nas áreas de estratégia, high-tech e venture capital. Ele apresentou o painel “Tecnologias exponenciais e o futuro da saúde: grandes oportunidades e desafios no horizonte”.

Apresentando cases e exemplos de grandes novidades no setor tecnológico, ele reforçou que haverá cada vez mais dispositivos voltados a aumentar a capacidade das pessoas de viver e de sobreviver. “A saúde é um dos campos com maior potencial de transformação nos próximos anos”, frisou.

Francisco Milagres falou sobre as tecnologias exponenciais e seu uso na saúde

Francisco Milagres falou sobre as tecnologias exponenciais e seu uso na saúde

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Para compreender as características das tecnologias exponenciais e seu siclo de crescimento, Milagres apresentou o modelo “Os 6 Ds da Transformação”, desenvolvido pelo futurista Peter Diamandis: Digitalização; Decepção; Disrupção; Desmonetização; Desmaterialização; e Democratização.

Para questionar “Por que a inovação em saúde é tão difícil?”, o palestrante apresentou um estudo da Harvard Business Review, que apresenta quatro fatores:

1) o status quo das organizações de saúde tendem a ver a inovação como uma ameaça direta ao seu poder;

2) o choque entre um modelo centralizado no homem versus um negócio baseado em produto;

3) a possibilidade de a tecnologia não avançar no mesmo ritmo dos seus negócios; e

4) regulamentos governamentais, da burocracia às cercas geográficas criadas.

 

Crédito fotos: Leonardo Lenskij

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