Estatísticas e Análises | 3 de fevereiro de 2017

A embalagem do seu fast-food pode ser pior do que a gordura

A utilização de compostos químicos perfluorados são considerados nocivos para a saúde
A embalagem do seu fast-food pode ser pior do que a gordura

Pesquisadores da agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (U.S Food and Drug Administration, FDA em inglês) encontraram flúor em quase metade dos 400 pedidos testados das principais redes de fast-food norte-americanas, incluindo McDonald’s, Starbucks e Yum (detentora das licenças do KFC, Pizza Hut e Taco Bell).

Os testes indicam a utilização de produtos químicos perfluorados (perfluorinated compound, ou PFA em inglês) nas embalagens desses alimentos. O estudo indica que alimentos como pães e comidas de certas lanchonetes com temática TEX-MEX (Texas e México) são mais expostos ao produto. Os restaurantes Jimmy John’s, Quiznos e Taco Time tiveram 100% de suas amostras testando positivo para o flúor, enquanto 19% das amostras do Mcdonald’s também testaram positivo. A suspeita é que estas embalagens liberam compostos químicos que são tóxicos para o ser humano.

A utilização desses produtos químicos serve para tornar as embalagens resistentes à gordura e água. A FDA aprovou a utilização de apenas 20 dos 3.000 produtos químicos perfluorados existentes para utilização no embrulho dos lanches.

De acordo com o Green Science Policy Institute, que participou do estudo, não existem pesquisas suficientes sobre os produtos químicos para garantir que eles são seguros. “Devemos sempre questionar o uso de qualquer material com flúor que entre em contato com comida”, afirmou a fundadora do instituto, Arlene Blum. Ela também questiona se a possibilidade do prejuízo causado ao corpo pelos produtos químicos vale a conveniência de não se sujar com a gordura dos alimentos na hora de se alimentar. Ela completa: “é por isso que precisamos reduzir o uso de todos os compostos perfluorados. A boa notícia é que há variações não-perfluoradas disponíveis”.

 

VEJA TAMBÉM