Gestão e Qualidade | 6 de novembro de 2025

Insuma lança bolsa de micronutrientes e reforça importância da personalização no tratamento clínico

Solução inovadora ganha destaque durante maior congresso de nutrição clínica do país por simplificar processos e contribuir para a personalização de terapias.
Insuma lança bolsa de micronutrientes e reforça importância da personalização no tratamento clínico

A nutrição segue como um dos grandes desafios na gestão hospitalar.  Pensando nisso, a Insuma, empresa do grupo Viveo especializada em tratamentos medicamentosos complexos, lançou uma bolsa de micronutrientes pronta para uso, voltada a procedimentos de nutrição parenteral de alta complexidade — como em terapias contínuas de diálise — e também a pacientes em terapia nutricional enteral ou oral em situações clínicas que cursam com aumento das demandas metabólicas, perdas orgânicas ou risco de deficiência.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


Na prática, a novidade busca simplificar processos hospitalares, reduzir riscos de manipulação e otimizar o uso de estoques, além de contribuir para a personalização das terapias nutricionais.

Recentemente, Brasília sediou o 26º Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE 2025), o maior evento da área no país. Com o tema “Conexões que Transformam Vidas”, o congresso reuniu médicos, nutricionistas e profissionais da saúde para debater a importância do trabalho conjunto e da personalização no cuidado nutricional, incluindo discussões sobre a customização de soluções terapêuticas como tendência para o setor. A individualização do tratamento foi um dos temas centrais das discussões.


Anúncio Site Setor Saúde


De acordo com o médico especialista em nutrição clínica e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), Dr. Juliano Antunes Machado, a adaptação da dieta à realidade de cada paciente é indispensável: “A individualização é fundamental no cuidado ao paciente. Sem discutir e adaptar a dieta para as necessidades de cada pessoa, o tratamento perde eficácia. Além de um diagnóstico nutricional preciso, a atuação de uma equipe interdisciplinar é indispensável para garantir um atendimento de qualidade”, destacou.


banner-iahcs-ss


Segundo Nelson Pestana, vice-presidente da Insuma, a solução foi desenvolvida justamente para responder a essa necessidade: “A Insuma possibilita a customização dessas soluções, levando cada vez mais segurança e facilitando a adequação ao tratamento de cada paciente. Nosso diferencial é permitir uma prescrição sob demanda, minimizando custos e preocupações dos hospitais com estoque, manipulação e mão de obra, seja com serviços próprios ou industrializados”, explicou.

Para a companhia, participar do congresso significou não apenas lançar um produto, mas reforçar seu posicionamento como plataforma de inovação técnico-científica em nutrição clínica. “Queremos mostrar que a Insuma oferece alternativas customizadas nas terapias nutricionais. Essa estratégia se alinha ao nosso plano de crescimento e ainda valida oportunidades de mercado, com a apresentação da marca aos principais médicos, nutrólogos e profissionais da saúde do país”, acrescentou Pestana.

A Insuma se consolida como a maior plataforma de farmácias da América Latina voltada à manipulação de soluções injetáveis estéreis. Seu portfólio inclui nutrição clínica (parenteral, enteral e suplementação em pacientes com necessidades aumentadas de micronutrientes), nefrologia (diálise), oftalmologia e oncologia. Integrada à vertical de serviços da Viveo, a empresa reforça o propósito de “Cuidar de Cada Vida”, levando ao mercado soluções que unem personalização, eficiência e segurança no atendimento hospitalar.

Viveo

A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. É composta pelas empresas: Mafra (unificação das empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno 4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa), Tecnocold, Prevena, Cremer, Neve, Healthlog, Mafra Especialidades (unificação das empresas Cirúrgica Mafra, Arpmed e Ative), Humania (unificação AzimuteMed e Integra), Insuma (unificação das empresas Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion) e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.

VEJA TAMBÉM