Instituto do Câncer infantil celebra novo capítulo em sua história com projeto de ampliação da sede
"Essa assinatura nos dá um selo de esperança para o futuro, e eterniza essa relação de cuidado com as crianças”, destaca o superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto.
Na manhã desta sexta-feira (9), o Instituto do Câncer Infantil (ICI), em Porto Alegre, viveu um momento emocionante e histórico: o lançamento oficial da ampliação de sua sede, com a assinatura do convênio com o Governo do Rio Grande do Sul, por meio do programa Avançar Mais na Saúde. O evento contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, além de autoridades, apoiadores, pacientes, familiares e representantes da comunidade.
Com investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado e previsão total de R$ 4,3 milhões, o novo espaço de 937,78m² será dedicado à ampliação dos atendimentos, ao ensino, à pesquisa e ao cuidado integral às crianças e adolescentes com câncer. A estrutura contará com ambulatório de cuidados paliativos, brinquedoteca ampliada, salas de terapias, consultórios odontológicos e para equipe multidisciplinar, além de um moderno laboratório de pesquisa científica.
Emocionado, o superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, destacou a importância da união de esforços para transformar a realidade do câncer infantojuvenil no estado. “Imagina o nosso sentimento nesses mais de 30 anos, quando tudo começou e os índices de cura eram em torno de 40% no Estado, e hoje são mais de 70%. Esse avanço é fruto de uma união linda entre a iniciativa privada, o governo e a sociedade civil. Essa assinatura nos dá um selo de esperança para o futuro, e eterniza essa relação de cuidado com as crianças.”
A secretária Arita Bergmann reforçou o compromisso do Governo com iniciativas que colocam as pessoas no centro do cuidado. “Estamos aqui por gratidão, em nome das famílias e das crianças. Nosso propósito é transformar o futuro, e apoiar o ICI é garantir que esse futuro seja mais humano, forte e solidário. Cada centavo investido aqui vale por vidas inteiras.”
A ampliação também representa um marco simbólico: a consolidação do ICI como referência nacional no combate ao câncer infantojuvenil, promovendo acolhimento, ciência e dignidade.
Agora, o Instituto inicia uma nova etapa: uma campanha junto à comunidade e às empresas para levantar os recursos complementares necessários para finalizar a obra, adequações na parte antiga do prédio e para equipar as estruturas.
Sobre o Instituto do Câncer Infantil
Há mais de três décadas, o ICI atua no diagnóstico, tratamento e apoio biopsicossocial a crianças e adolescentes com câncer, de 0 a 19 anos. Referência no Brasil, o Instituto alia ciência, acolhimento e solidariedade, com serviços mantidos por doações da comunidade, empresas parceiras e apoio do poder público. Para conhecer e contribuir, acesse: www.ici.ong.