Gestão e Qualidade | 18 de novembro de 2023

Sabará Hospital Infantil inaugura o primeiro Centro de Tratamento à Criança Queimada em hospital privado

O Serviço, que é o primeiro do País em um hospital pediátrico, presta atendimento desde a emergência até consultas com especialista para seguimento do cuidado.  
Sabará Hospital Infantil inaugura o primeiro Centro de Tratamento à Criança Queimada em hospital privado

Embora os acidentes com queimaduras sejam mais lembrados durante as festas juninas, é importante lembrar que acontecem durante o ano todo e 70% ocorrem dentro da própria casa. Segundo dados do Ministério da Saúde, registramos 150 mil casos de queimaduras por ano, sendo que 30% envolvem crianças. Na última década, 3 mil crianças e adolescentes até 14 anos perderam suas vidas em decorrência de queimaduras.

“As queimaduras são lesões que causam não só cicatrizes na pele, mas traumas psicológicos profundos na criança na medida em que apresentam muita dor durante o tratamento, além de marcas, alterações funcionais e estéticas”, explica o cirurgião plástico Luiz Philipe Molina Vana, coordenador do CTCQ- Centro de Tratamento à Criança Queimada, recém-inaugurado pelo Sabará Hospital Infantil.

O CTCQ- Centro de Tratamento à Criança Queimada é o primeiro centro exclusivo para o cuidado de crianças e adolescentes vítimas de queimaduras em hospital privado no País. Inaugurado em outubro, o Serviço presta atendimento emergencial em nosso Pronto- Socorro, consultas com especialistas e cirurgiões com bastante experiência nesse tipo de acidente. O suporte prestado é integral, isto é, inclui desde atendimentos simples, com controle da dor, curativo local e alta para casa com orientações até casos graves que necessitam de tratamento em UTI – Unidade de Terapia Intensiva.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Segundo o Dr. Molina, “cuidar de uma criança com queimaduras exige uma estrutura de atendimento multidisciplinar que preze não só pela aparência das lesões, como também pelas questões psicológicas. E isso só pode ser encontrado em um hospital que é referência no cuidado de crianças com condições complexas”. É sabido que os indivíduos com queimaduras expostas sofrem de diminuição da autoestima e mudanças constantes de humor. Em crianças estas consequências podem acarretar inúmeras sequelas emocionais ao longo de toda a vida.

Como são causadas as queimaduras? 

As queimaduras são lesões de pele causadas por agentes externos como líquidos aquecidos, choques elétricos, fogo ou produtos químicos que podem tanto ser superficiais quanto mais graves, como as que atingem as camadas mais internas, como músculos, tendões e ossos.

Conheça os níveis de gravidade das queimaduras: 

Superficial ou 1º grau: afeta apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Os sintomas mais comuns são vermelhidão local e dor. Não chega a produzir bolhas e tende a melhorar em até seis dias.


2º grau: envolve as camadas mais profundas da pele, provocando vermelhidão, dor intensa e um aspecto úmido sobre o local afetado. Podem surgir bolhas que podem ou não deixar cicatrizes. O tempo de recuperação leva entre sete e 21 dias.


Profundas ou 3º grau: aquelas que atingem todas as camadas da pele, de maneira mais grave, podendo atingir até mesmo músculos, tendões e ossos. Possuem característica esbranquiçada, não causam dores, mas deixam deformidades pelo corpo. Precisam de intervenção cirúrgica como enxertos de pele.



VEJA TAMBÉM