Surto no Hospital Conceição chega a 89 infectados e cinco mortes
Novo óbito é de um homem de 77 anos que já estava vacinadoNesta quinta-feira (12), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou mais um óbito e um total de 89 casos confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) em virtude de surto identificado no Hospital Conceição. Ao todo são cinco mortes confirmadas, 66 pacientes e 23 colaboradores infectados. Dos pacientes infectados, 44 (66,7%) completaram o programa vacinal (duas doses ou dose única). Entre os colaboradores, 20 estão vacinados (87%).
Conforme informações da assessoria de imprensa do Hospital, a nova morte é de um homem de 77 anos, vacinado com duas doses de Coronavac. A epidemiologista Ivana dos Santos Varella, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição detalhou o caso: “o paciente internou com sintomas respiratórios devido a tuberculose. Ele era ex fumante e possuía doença pulmonar crônica. Fizemos o rastreio na emergência que deu resultado negativo, positivando somente no dia posterior, em novo teste [de Covid-19].”
Suspensão de todas as visitas por 30 dias e outras determinações
Na sexta-feira (6) o GHC anunciou medidas como a suspensão cirurgia eletivas, de exames ambulatoriais e novas internações – até o controle do surto. A emergência atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU. Como medida de segurança adicional, o Hospital interrompeu a partir desta quarta-feira (11) todas as visitas pelo período de 30 dias (ou até a melhora da situação).
– Estão suspensas as visitas por tempo indeterminado no Hospital Conceição;
– A emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU;
– As cirurgias eletivas estão suspensas por 15 dias, EXCETO as cirurgias oncológicas;
Variante Delta
O Hospital e autoridades de saúde aguardam o resultado de exames enviados para a Fiocruz (Rio de Janeiro), responsável por fazer o sequenciamento genômico das amostras coletadas no Conceição. Porém, especialistas já dão como certa a hipótese de se tratar da variante Delta, pela rapidez do contágio e pela alta carga viral identificada.
Na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/PA) emitiram nota técnica e alerta com recomendações sobre o avanço do número de casos de infecções e internações, possivelmente causadas pela variante Delta.
Na quarta-feira (11), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) identificou surto de Covid-19 em área administrativa. Em nota o HCPA informou que desde a última segunda-feira (9), foi observado aumento da procura de funcionários pelo Serviço de Medicina Ocupacional com sintomas respiratórios. “A partir daí, localizou-se um surto em área administrativa do hospital, envolvendo, até o momento, oito funcionários com teste positivo para Covid-19.”
Matérias relacionadas
Hospital de Clínicas de Porto Alegre identifica surto de Covid-19 em área administrativa
Surto no Hospital Conceição chega a 89 infectados e cinco mortes
Saúde do RS e de Porto Alegre emitem alerta sobre a variante Delta e reforçam recomendações