Eu Recomendo | 15 de agosto de 2012

Público e Privado na Política de Assistência à Saúde no Brasil (Fiocruz)

Por Vitor Hugo Della Valentina

Enfermeiro (UFRGS) Especialização em Saúde Pública (UFRGS/SES) e em Metodologia do Ensino Superior (UFRGS). Supervisor de enfermagem do Governo do RS, enfermeiro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e professor convidado do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Atua em enfermagem e saúde pública, treinamento, planejamento e controle de infecção hospitalar.

RESENHA | A visão histórica e sistêmica da interação entre público e privado

Num mundo cada vez mais caracterizado pela quebra de barreiras, temos que buscar a visão sistêmica, do conjunto das partes, olhando como um somatório de peças para atingir um objetivo, que para nós, profissionais da saúde, é a constante busca da manutenção e melhoria das condições de vida.

O conhecimento das origens e os motivos que levaram a tomada de determinadas decisões são cruciais para que se evolua e não se repitam determinadas situações inadequadas. O olhar do setor público e do privado como complementaridade, e não como antagônicos, só faz crescer e aprimorar o entendimento do complexo setor na qual estamos inseridos.

O livro de Telma Maria Gonçalves Menicucci nos permite aprofundar os acontecimentos que reforçaram e constituíram os dois subsistemas. É um texto de fácil compreensão e com um conteúdo histórico de extrema relevância para profissionais e estudantes da área.

Público e Privado na Política de Assistência à Saúde no Brasil – Atores, processos e trajetória

Menicucci, Telma Maria Gonçalves

ED. FIOCRUZ (2009)

ONDE ADQUIRIR

EDITORA FIOCRUZ