Tecnologia e Inovação | 25 de agosto de 2020

10 inovações que podem impactar a saúde mundial nos próximos 20 anos

Relatório da consultoria McKinsey aponta que inovações podem reduzir de 6 a 10% a carga de doenças até 2040
10 inovações que podem impactar a saúde mundial nos próximos 20 anos

Como parte do relatório Prioritizing health: A prescription for prosperity (em tradução, Priorizando a saúde: uma receita para a prosperidade), a consultoria McKinsey Global Institute identificou dez inovações promissoras, já em andamento, que poderiam trazer um grande impacto na saúde até 2040. De acordo com o relatório, estima-se que essas novidades poderiam reduzir de 6 a 10% a carga de doença global até 2040.

Algumas dessas inovações poderiam não apenas curar completamente uma série de doenças, mas também estender significativamente a expectativa de vida saudável ao lidar com a biologia subjacente do envelhecimento e, portanto, adiar o início de várias condições relacionadas à idade. Essas possibilidades contrastam fortemente com as inovações dos últimos 30 anos, muitas das quais reduziram os sintomas ou retardaram a progressão das doenças, mas raramente as preveniram ou curaram. “Além disso, as inovações que identificamos aqui são mais habilitadas digitalmente do que as do passado; os sistemas de inteligência artificial (IA) entregam avanços em [ciências] ômicas e tecnologias moleculares, como edição de genes, de forma mais rápida e precisa” anuncia o levantamento da McKinseyConfira as dez inovações apontadas. 

1 Ciências ômicas e tecnologias moleculares

Essas tecnologias compõem a base da “Bio Revolução” (Bio Revolution): são tratamentos ou diagnósticos que controlam os vários tipos de moléculas dentro das células (como DNA, RNA e proteínas). Algumas ciências ômicas – relacionadas a estudos de DNA (genômica), RNA (transcriptômica), proteínas (proteômica) e metabólitos (metabolômica) – e tecnologias moleculares (por exemplo, edição de genoma) projetam esses componentes intracelulares ou os analisam (como proteômica e transcriptômica).

Exemplo: CRISPR e o combate à malária

O tratamento atual inclui profiláticos antimaláricos e medidas não farmacêuticas (como pulverização residual interna e telas tratadas com inseticida) e medicamentos antimaláricos. A modificação genética de mosquitos transmissores da malária por meio de tecnologias de edição de genes, como o CRISPR, pode reduzir significativamente os níveis de doença ao propagar os genes modificados pela população de mosquitos.

2 Produtos farmacêuticos de última geração

As iterações (processo chamado na programação de repetição de uma ou mais ações) mais recentes de compostos químicos tradicionais (pequenas moléculas) e classes de moléculas podem ser usadas como medicamentos, possivelmente com estruturas-alvo múltiplas e simultâneas.

Exemplo: Senolíticos e a regulação do envelhecimento celular

O envelhecimento celular (senescência) é considerado um processo fisiológico inevitável que não é um campo viável para o desenvolvimento de medicamentos. Mas os senolíticos (uma classe de pequenas moléculas) podem diminuir ou eliminar as células envelhecidas que podem causar inflamação celular, disfunção e danos aos tecidos. Isso tem implicações para retardar doenças relacionadas à idade.

3 Terapia celular e medicina regenerativa

A terapia celular (também chamada citoterapia) é um produto biológico, derivado de células vivas, utilizado para fins terapêuticos para substituir ou reparar células ou tecidos danificados. A medicina regenerativa tem o poder de restaurar tecidos e órgãos doentes ou lesionados, diminuindo potencialmente a dependência do transplante.

Exemplo: Terapia com CAR T cells e o tratamento de tumores

Hoje, o tratamento é baseado principalmente em radioterapia e agentes quimioterápicos, além de intervenções cirúrgicas. Em muitos casos, essas abordagens são ineficazes. A terapia de CAR T cells reprograma as células T de um paciente (células do sistema imunológico) para células tumorais alvo. Quando infundidas no paciente, as células T se ligam a um antígeno nas células tumorais, atacando e destruindo-as.

4 Vacinas inovadoras

As vacinas estimulam o sistema imunológico a responder e destruir uma bactéria ou vírus. Historicamente, eles erradicaram ou controlaram a propagação de doenças infecciosas em todo o mundo. No futuro, as vacinas podem ter como alvo doenças não transmissíveis, como o câncer.

Exemplo: A vacina AT04A e a redução do colesterol

Atualmente, os pacientes tomam estatinas (medicamentos hipolipemiantes) para controlar ou diminuir os níveis elevados de colesterol no sangue. Pacientes com doenças cardiovasculares devem tomá-los diariamente, mas a adesão geralmente é baixa. A AT04A é uma vacina composta por moléculas que se ligam ao colesterol do sangue e o degradam. Ainda em teste, a vacina seria necessária apenas uma vez por ano, melhorando potencialmente os resultados de colesterol no sangue.

5 Procedimentos cirúrgicos avançados

Isso inclui o tratamento de lesões ou distúrbios do corpo com incisões minimamente invasivas ou pequenos instrumentos (incluindo cirurgia robótica), bem como qualquer técnica que melhore os processos relacionados à cirurgia.

Exemplo: Animação suspensa para pacientes com trauma grave

Depois que os pacientes sofrem um trauma grave (como em um acidente), pode levar algum tempo para levá-los aos hospitais para uma cirurgia, o que diminui significativamente suas chances de sobrevivência. A animação suspensa para pacientes com trauma grave envolveria, por exemplo, injetar uma solução salina fria neles no primeiro contato para resfriar o corpo de 10 a 15ºC e interromper suas funções normais – isso daria tempo ao cirurgião para operar antes de ressuscitar o paciente.

6 Dispositivos conectados e cognitivos

Dispositivos portáteis, vestíveis, ingeríveis ou implantáveis podem monitorar informações de saúde e condicionamento físico, envolver pacientes e suas comunidades de cuidadores e fornecer terapias autorreguladas de maneira autônoma.

Exemplo: Tatuagens eletrônicas para diagnóstico cardíaco

A tecnologia atual depende de um monitor Holter (um dispositivo operado por bateria) para monitorar o coração continuamente. As baterias do monitor não duram mais de 48 horas e o procedimento pode causar um grande desconforto aos pacientes. As tatuagens eletrônicas podem monitorar os corações por períodos mais longos e deixar os pacientes mais confortáveis, ao mesmo tempo que fornecem maior quantidade de dados para aprimorar a tomada de decisão clínica.

7 Eletrocêuticos

Pequenos agentes terapêuticos podem ter como alvo os circuitos neurais dos órgãos. Essas terapias mapeiam circuitos neurais com impulsos neurais (administrados por um dispositivo implantável) entregues a esses alvos específicos. São os eletrocêuticos, terapia que usa implantes de microchips com recarga wireless.

Exemplo: microchips implantáveis para mitigar a dor crônica

Hoje, o tratamento da dor crônica envolve o tratamento não individualizado com vários medicamentos (incluindo opioides) e cirurgia em estágio avançado relativamente ineficaz. Mas uma técnica agora em desenvolvimento – que estimula a medula espinhal – pode melhorar a qualidade de vida do paciente, aumentando a mobilidade, melhorando o sono e reduzindo a necessidade de analgésicos.

8 Robótica e próteses

Uma grande variedade de dispositivos programáveis e autocontrolados que consistem em unidades eletrônicas, elétricas ou mecânicas, e de próteses (substitutos ou substituições artificiais para partes do corpo) estão agora em desenvolvimento.

Exemplo: Exoesqueletos de última geração e suporte de mobilidade

Os auxiliares de mobilidade mecânicos de hoje não restauram totalmente o movimento em idosos, portanto, não evitam a perda de independência e o risco de lesões acidentais. Os exoesqueletos de última geração, movidos por pequenos motores que imitam os músculos humanos, podem permitir que pacientes mais velhos recuperem sua autonomia enquanto reduzem a probabilidade de acidentes e quedas.

9 Terapêutica digital

Essas intervenções preventivas e terapêuticas baseadas em evidências, para um amplo espectro de condições físicas, mentais e comportamentais, são controladas por software.

Exemplo: Aplicativo com tecnologia de Inteligência Artificial para auxiliar comportamentos saudáveis

Além de breves consultas, os médicos atualmente têm poucas ferramentas para ajudar os pacientes com doenças crônicas a adotarem estilos de vida saudáveis. No futuro, a terapia digital, alimentada por Inteligência Artificial (IA), dados do paciente e ciência comportamental, pode usar gamificação e outras formas de engajamento para ajudar os pacientes a adotar e manter comportamentos saudáveis.

10 Prestação de cuidados com tecnologia

Essas formas de fornecer atendimento incorporam conjuntos novos e maiores de dados, usam novos recursos de análise para gerar insights e ajudam os provedores a aplicá-los aos pacientes para melhorar o resultado, a experiência e a eficiência do atendimento.

Exemplo: Prestação de atendimento multicanal

O gerenciamento de dados ineficiente e a comunicação deficiente entre pacientes, pagadores (operadoras/governo) e prestadores (hospitais e outros prestadores) dificultam a continuidade do atendimento, tornando o tratamento significativamente menos eficiente. O uso de plataformas online pode facilitar o compartilhamento de dados e tornar o tratamento mais eficiente. Isso é particularmente relevante para doenças crônicas, como diabetes, porque os níveis de glicose e outros sinais vitais dos pacientes são continuamente compartilhados com os médicos. O

A inovação – na forma de novos medicamentos, procedimentos, dispositivos médicos, tecnologias e modelos de distribuição – será claramente crítica para a melhora dos índices de saúde na população mundial. A consolidação dessas inovações, no entanto, exigirá investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento por parte da área acadêmica, empresas farmacêuticas, médicas e empresas de tecnologia.


Acesse o aqui o material em inglês. 


 



VEJA TAMBÉM