Mundo | 24 de setembro de 2019

Walmart dos EUA lança centro de saúde com foco na atenção primária

Iniciativa contempla ainda uma unidade de medicina veterinária
Walmart dos EUA lança centro de saúde com foco na atenção primária

O Walmart abriu nos EUA a primeira unidade da sua nova iniciativa chamada Walmart Health, unidade de negócio que disponibiliza uma grande variedade de serviços com foco em atenção primária. A cidade escolhida para inaugurar os serviços foi Dallas (no estado da Geórgia, não a homônima do Texas). A unidade conta com atendimento odontológico, oftalmológico, análises clínicas, raio-x, eletrocardiograma e nutrição.

Os executivos do Walmart destacam que o novo centro de saúde é diferente das clínicas anteriores que estão em operação em outras unidades do Walmart nos Estados Unidos. A diferença principal é o tamanho da estrutura e a amplitude de serviços oferecidos. Enquanto as antigas unidades de saúde possuem cerca de 450 metros quadrados, a recém-inaugurada conta com mais de 3 mil metros quadrados e serviços inéditos.


” Estamos criando um super centro de serviços básicos de saúde”, disse Sean Slovenski, vice-presidente sênior e presidente do Walmart Health and Wellness, em entrevista à revista Forbes. Segundo a empresa, eventos sobre qualidade de vida, como reeducação alimentar e dicas de saúde também serão realizadas no local, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos moradores da cidade. 


A Walmart diz em nota que por meio de parcerias com fornecedores locais, o novo centro de saúde do Walmart fornecerá inclusive serviços ópticos e  auditivos, além de orientações “fitness” e adesão a seguros de saúde.

Walmart_Eye

Essentials PetCare e acesso separado

Além dos serviços da Walmart Health, o Essentials PetCare foi inaugurado no mesmo local para fornecer vacinas, cuidados de rotina, colocação de microchips e exames de laboratório para cães e gatos.

Mesmo localizado junto ao supermercado, o novo espaço possui acesso separado do mesmo, para garantir maior privacidade aos clientes.

Conveniência e preço baixo sempre foi a estratégia adotada pelo gigante do varejo. Na saúde, esta linha de atuação seguirá sendo adotada conforme o grupo varejista. Uma consulta médica de atenção primária, por exemplo, custa 40 dólares, enquanto a consulta odontológica, sai por 25 dólares. A marcação de consulta pode ser feita via site, com horário e estimativa de preço.

Agendamento da consulta via site

Agendamento da consulta via site

xxx

“ Estamos ansiosos para reintroduzir nossa loja aos moradores com ofertas expandidas e uma nova aparência. Nossos preços baixos todos os dias permanecerão os mesmos, mas estamos adicionando maior comodidade, novos serviços e uma experiência de compra inédita e aprimorada ”, disse Tanner Kramer, gerente da loja em Dallas.

O varejo tradicional e a entrega de serviços saúde 

A iniciativa do Walmart acompanha outras apostas que rivais como a CVS Health e a Walgreens Boots Alliance vem implementado no país. Os varejistas identificaram que os “baby boomers” (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) vem envelhecendo, o que aumenta a demanda de cobertura do Medicare (seguro de saúde bancado pelo governo federal e destinado a pessoas com 65 anos ou mais), e consequentemente, por acesso mais facilitado aos serviços de saúde.

Este ano, a CVS afirmou que sua nova loja conceitual denominada HealthHub alcançará quatro áreas metropolitanas dos EUA e 50 localidades até o final deste ano, como parte de uma grande expansão. A CVS disse que o HealthHub – com serviços similares aos da Walmart – aumentará para 1.500 locais até o final de 2021, ou seja, serão inaugurados cerca de 500 HealthHub´s por ano, disse o diretor executivo da CVS, Larry Merlo, em conferência com investidores.

Health Hub, iniciativa da CVS

Health Hub, iniciativa da CVS

xxx

Enquanto isso, a Walgreens está testando diferentes modelos de atenção primária em lojas de todo o país. A Walgreens possui uma joint venture com a seguradora de saúde Humana. A rede de drogarias tem ainda uma parceria com a subsidiária de assistência urgente MedExpress, pertencente à UnitedHealth Group. Recentemente, abriu centros que incluem raios X e atendimento com médicos junto a algumas lojas da Walgreens.

O Walmart afirma que os novos centros de saúde não foram projetados para aumentar o tráfego de pessoas e o volume de clientes em suas lojas. Slovenski diz que o Walmart pensa em uma abordagem diferente. “Estamos tentando resolver problemas para nossos clientes”, disse Slovenski. “Nós já temos o volume. Temos os locais e as pessoas certas”, encerra.

Leia a nota oficial da Walmart (em inglês).

Veja o site da Walmart Health.

VEJA TAMBÉM