Tecnologia e Inovação | 6 de fevereiro de 2013

Portal SUS fornecerá informações de pacientes

Página vai permitir interatividade entre médico e paciente
Portal SUS fornecera informacoes de pacientes

 

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão comunicar-se com o seu médico e até receber orientações através do novo portal criado pelo Ministério da Saúde. O portal Saúde do Cidadão pretende centralizar informações sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade, cirurgias e outros tratamentos. A interação do paciente também será permitida, pois o portal estará habilitado a acrescentar dados relacionados a doença, laudos ou exames realizados.

A iniciativa deve trazer  economia para os municípios, já que  muitos prefeitos tinham  a intenção de desenvolver sistemas semelhantes, que dependeriam de investimentos de até R$ 2 milhões de reais, mas, agora, com a iniciativa, vão receber o serviço sem custo para as municipalidades.  Outra vantagem para os gestores municipais é que poderão ter maior controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento da gestão.

O portal foi desenvolvido através de uma parceria entre Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina e abre a possibilidade de qualquer equipe de saúde acessar as informações do paciente. Para que isso seja possível, o governo federal prometeu financiar a internet banda larga em Unidades Básicas de Saúde. Neste mês está agendada uma audiência pública com operadoras de telefonia para definir a implantação do sistema.

Para os usuários o portal já está em pleno funcionamento, basta consultar as informações com o cartão SUS, após receber usuário e senha de acesso, em uma unidade de saúde, e concluir o cadastro no site. Para mais informações acesse a página: http://portaldocidadao.saude.gov.br.

VEJA TAMBÉM