Gestão e Qualidade | 13 de novembro de 2018

Eficiência e redução de desperdícios no sistema de saúde foram temas do Conahp 2018

Evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro, em São Paulo
Eficiência e redução de desperdícios no sistema de saúde foram temas do Conahp 2018

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, foi realizado o 6º Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em São Paulo. Com palestrantes nacionais e internacionais, esta edição teve como tema principal Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde, debatido a partir das perspectivas assistencial, operacional e de governança. Com temas atuais que impactam a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, o Congresso reuniu os principais executivos de hospitais privados no Brasil.

“Nos últimos anos, este tema se tornou uma das principais preocupações mundiais. E no setor saúde, um dos mais representativos em todas as economias no mundo, ganhou ainda mais notoriedade. A Anahp, imbuída pelo propósito de contribuir para a construção de uma saúde de excelência para o nosso país, percebeu a necessidade de lançar luz às iniciativas que visam a sustentabilidade do sistema de saúde”, pontuou Eduardo Amaro, presidente do conselho de administração da Anahp, na abertura do Congresso.

O 6º Conahp debateu, entre outros temas, os desafios para a entrega de valor ao novo paciente; modelos assistenciais eficientes, seguros e centrados no paciente; a operação e administração de um sistema de saúde em momento de transformação digital; o profissional da saúde do futuro. A Anahp lançou, durante o evento, o “Manual de efetividade e práticas contra o desperdício” e também o “Manual de gerenciamento e assistência ao idoso”.

O resultado da dinâmica realizada com os congressistas durante o Conahp apontou a atenção primária como a principal ferramenta no combate ao desperdício dentro de um hospital. Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento e Miguel Cendoroglo, Presidente do Comitê Científico do 6º Conahp e Diretor Médico e Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein, apresentaram o material ao público (foto principal). 

Engajamento

Fernanda Borin, da área de Pesquisa de Clima Organizacional da Anahp, na plenária do Eixo Eficiência Operacional sobre gestão de pessoas: “72% das equipes nos hospitais foram consideradas bem engajadas no último ano. É importante trabalhar o nível de engajamento dos colaboradores no hospitais e equipes para conseguir traduzir isso em um atendimento melhor ao paciente”. Lídia Abdalla, Presidente Executiva do Sabin Medicina Diagnóstica, Luci Emido, Superintendente do Hospital Santa Marta, José Leme, Diretor-Geral do Hospital Marcelino Champagnat também participaram da plenária. O moderação ficou por conta de Marcelo Sonneborn, Superintendente de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos do Hospital Mater Dei.

Eixo Eficiência Operacional

 

PROADI-SUS

A edição de 2018 contou com o debate “Como o PROADI-SUS contribui para melhorar a eficiência no sistema de saúde – integração público e privada”. Os participantes foram Claudia Garcia (Hospital Israelita Albert Einstein), Bernardete Weber (HCor), Fernando Torelly (Hospital Sírio-Libanês), Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento), Ana Paula Neves Marques de Pinho (Instituto Social e Hospital Alemão Oswaldo Cruz) e Francisco de Assis Figueiredo (SAS – Secretaria de Atenção à Saúde).

“A participação no Proadi-SUS tem sido um grande desafio para os hospitais de excelência, mas, ao mesmo, uma grande satisfação. Afinal, estamos contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde do Brasil”, avaliou Mohamed. O executivo também reforçou que o programa forma pessoas, qualifica profissionais, faz descobertas científicas, apoia o gestor na tomada de decisão, realiza tratamentos e o mais importante: ajuda a salvar vidas.

Mohamed Parrini no Conahp 2018

Mohamed Parrini no Conahp 2018

 

O uso do Lean Healthcare foi abordado por Torelly. “O objetivo do projeto Lean é verificar o tempo que os pacientes esperam para o atendimento e, com isso, melhorar e agilizar o mesmo”, disse Torelly, diretor-executivo do Sírio.

Fernando Torelly Diretor Executivo do Hospital Sírio-Libanês e Conselheiro da Anahp

Fernando Torelly Diretor Executivo do Hospital Sírio-Libanês e Conselheiro da Anahp

 

A superintendente  assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Röhsig, palestrou sobre o tema “Eficiência assistencial”, abordando os modelos assistenciais eficientes, seguros e centrados no paciente. Mohamed Parrini, além de participar da mesa-redonda sobre o Proadi-SUS, integrou o painel “Liderança: como boas decisões conduzem o grupo à utilização eficiente dos recursos”, que debateu as boas práticas na cadeia de suprimentos.

Plenária sobre modelos assistenciais eficientes

Plenária sobre modelos assistenciais eficientes

 

Uma apresentação que suscitou interesse e discussões foi o “Estudo de Custos Anahp”, que revelou dados importantes sobre o custo do sistema de saúde suplementar no Brasil. Participaram do debate sobre o tema Martha Oliveira (Anahp), Claudia Cohn (Abramed), Maurício Lopes (SulAmérica), Leandro Reis (Rede D’Or) e José Henrique Salvador (Hospital Mater Dei). “Existe uma carência enorme de dados nacionais. A gente vai cortar muitos caminhos quando começarmos a trabalhar em cima de estudos nacionais com dados concretos disponíveis”, disse Leandro Reis, vice-presidente da Rede D’Or.

Participações internacionais

Entre as experiências internacionais apresentadas, o Conahp 2018 contou com Margareth Wilson, Chief Medical Officer/SVP UnitedHealthcare Global da United Healthcare Global, que discursou sobre o papel da medicina baseada em evidências, eliminando o desperdício clínico e melhorando os resultados. Margaret  compartilhou um estudo de caso referente à implementação de uma ferramenta terceirizada, a MCG CARE GUIDELINES, adotada pela primeira vez na América do Sul, para medicina focada em evidência. “A maioria dos fornecedores de saúde querem usar evidência, mas nenhum médico traz toda a evidência na cabeça. Como a gente pode entregar de maneira eficiente sem interferir no fluxo de trabalho do médico, ajudando no ponto de atendimento? Adotamos a ferramenta MCG CARE GUIDELINES pela primeira vez na América do Sul, que otimizou a assistência. Foi implementado em mais de 100 hospitais no Brasil usando influência de comportamento. Vimos a redução de pacientes em UTI, mortalidade e redução estatística, principalmente, em relação ao custo. A modificação de comportamento do médico mudou toda a estatística”.

Margaret Wilson Chief Medical Officer SVP UnitedHealthcare Global da UHG

Margaret Wilson Chief Medical Officer SVP UnitedHealthcare Global da UHG

 

Parasha Patel, Vice President Global da Healthy Police, da Boston Scientific, abordou como os programas de pagamento baseado em valor podem e devem ser cada vez mais adotados pelas empresas do setor; enquanto Joe Flower, Healthcare Futurist, expôs sobre como não perder a cabeça com as questões do dia a dia.

Manuel Grandal, gerente adjunto de assistência de cuidados hospitalares e coordenador do grupo de trabalho de telemedicina do Governo de Madri, expôs a implementação da tecnologia na Espanha, explicando como seu uso auxiliou na eliminação dos desperdícios na saúde.  Já o vice-reitor de iniciativas globais e presidente da Universidade da Pensilvânia, Departamento de Ética Médica e Política da Saúde, Ezekiel Emanual, apresentou quais são as 12 práticas transformadoras de organizações médicas altamente eficazes.

O evento também contou com participações de Óscar Gaspar (Presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização), que falou sobre o setor de saúde de Portugal, e Alex Knight (Global Partner da Healthcare Goldratt Consulting), que abordou a teoria das restrições para atingir avanços na qualidade. No evento, os presentes contaram com o lançamento do livro “Em busca do sistema de saúde perfeito”, escrito por Mark Britnell.

Alex Knight da Global Partner Healthcare Goldratt Consulting

Alex Knight da Global Partner Healthcare Goldratt Consulting

Próxima edição

O tema do Conahp 2019 será Saúde baseada na entrega de Valor: o papel do Hospital como integrador do sistema.

Com informações da Anahp e Hospital Moinhos de Vento. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM