Política | 18 de maio de 2018

FEHOSUL recebe o deputado federal Luis Carlos Heinze

Foram apresentados os principais temas da saúde no RS ao pré-candidato ao governo estadual
FEHOSUL recebe o deputado federal Luis Carlos Heinze

Para discutir questões da área da saúde e os rumos do estado, a Federação do Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) promoveu um café da manhã com o deputado federal Luis Carlos Heinze, do Partido Progressista (PP). O encontro contou com a presença do presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, o diretor executivo, Flávio Borges, o vice-presidente licenciado da FEHOSUL – atualmente deputado estadual e pré-candidato ao cargo na esfera federal – , médico Pedro Westphalen e demais autoridades. Luiz César Leal Neto, também presidente licenciado do Sindilac e pré-candidato a deputado estadual esteve presente, assim como o presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), Henri Chazan.

Na reunião, o Dr. Cláudio Allgayer, também presidente da Associação do Hospitais do RS e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), ressaltou a importância do encontro. O presidente destacou o papel que as instituições têm na área da saúde do Rio Grande do Sul. Foi enfatizada a representação sindical patronal e a negociação junto a sindicatos profissionais, além de defender sua base em questões que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS), Secretaria Municipal de Saúde de POA (SMS) e outras prefeituras, IPE-Saúde e operadoras de planos de saúde.

“O principal objetivo foi nos colocarmos à disposição. Discutir algumas pautas que entendemos serem de extrema importância para melhorar os indicadores de saúde no Estado, com enfoque em acesso, gestão, qualidade e financiamento. Foi uma visita cordial, agendada pela equipe do deputado Heinze em virtude de nosso trabalho em prol de um mercado mais justo, que consiga oferecer uma saúde de qualidade para um maior número de pessoas”, afirmou Allgayer.

Allgayer também lembrou que o segmento da saúde é responsável por 9% do PIB e é um dos que mais emprega e gera renda. “São profissionais que possuem uma característica bastante distinta: despendem muitas horas de treinamento, e mesmo após formados, estão em constante desenvolvimento, gerando agentes altamente capacitados e cientes da importância de suas ações para a segurança do paciente”. O presidente Cláudio Allgayer frisou a destacada contribuição da FEHOSUL na formação e aperfeiçoamento de profissionais e gestores (com especial destaque para o evento Seminários de Gestão) e a sua integração e oferta de cursos com os sindicatos que compõem a FEHOSUL por todo o interior do estado.

Heinze e Westphalen discutem com dirigentes da FEHOSUL

Heinze e Westphalen discutem com dirigentes da FEHOSUL

 

“Outra linha de atuação e de contribuições das nossas entidades se dá por via da Agenda 2020, da qual mantemos uma estreita harmonia em trabalhos com foco na saúde, integrando especialistas do setor para identificar gargalos, apresentar dados e propor soluções”, completou Allgayer.

Henri Chazan, presidente do SINDIHOSPA, defendeu o uso de novas tecnologias, que ajudariam a diminuir a ida e vinda de pacientes do interior para a Capital, “às vezes apenas para relatar como está se sentindo”. E reforçou o trabalho da entidade em parceria com a FEHOSUL, que neste ano, irá realizar uma séria de encontros com os candidatos ao governo.

Odacir Rossato, Quinto Neto e Henri Chazan

Odacir Rossato, Quinto Neto e Henri Chazan

 

No encontro, Allgayer apontou ao deputado federal as principais demandas da área da saúde no estado. Um dos pontos principais apontados foi o futuro do IPE-Saúde, a situação atual de subfinanciamento do SUS e a relação das instituições com as demais operadoras de saúde. ” Devemos discutir a saúde sem o viés ideológico em relação à saúde pública. É necessário pensar um plano a longo prazo que remunere aqueles que melhor entregam resultados. Não raro, são estes que investem em qualidade, serviços especializados, gestão, produtividade e em tecnologia de ponta”.

Heinze, que é pré-candidato a governador do Estado nas eleições de 2018, frisou a importância da saúde para o RS. O deputado federal afirmou que há um programa elaborado junto ao seu partido para a área da saúde, e mostrou-se aberto à colaboração da FEHOSUL para o aperfeiçoamento deste programa.

Ele destacou grandes questões que o RS enfrenta, como a situação econômica delicada que se encontra o Estado. A arrecadação menor que a despesa, financiamento, previdência, grande número de inativos, segurança e produção rural foram alguns dos assuntos trazidos à mesa de debates pelo deputado federal. Heinze também falou sobre o tamanho do Estado do RS que, de acordo com ele, pode ser “diminuído”, levando algumas atividades para a iniciativa privada.

Com destacada atuação política, Luis Carlos Heinze é deputado federal há cinco mandatos consecutivos. Na última eleição, em 2014, sagrou-se o deputado federal mais votado pelos gaúchos, com 162 mil votos. Foi prefeito de São Borja, entre 1993 e 1996. É formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo destacada atuação parlamentar na área do agronegócio.

“Destaco a vinda do deputado, que demonstrou disponibilidade para acolher às nossas ideias, inclusive mostrando-se aberto para o aprofundamento de questões em que a FEHOSUL possui um expertise maior”, afirmou o Dr. Flávio Borges.

Estiveram também presentes no café da manhã: Flávio Borges (Diretor Executivo da FEHOSUL);  Odacir Vicente Rossato (Superintendente Administrativo do Hospital Ernesto Dornelles); Antonio Quinto Neto (Diretor Administrativo do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre); Henri Chazan (Presidente do SINDIHOSPA); Ângela Perin (Diretora Executiva do Hospital Astrogildo de Azevedo, de Santa Maria); Pedro Westphalen (vice-presidente licenciado da FEHOSUL, deputado estadual e pré-candidato a deputado federal); Sérgio Lopes (Coordenador de Ensino do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IAHCS/Fasaúde); Adalberto Broecker (Diretor da Oncologia Centenário e Conselheiro Fiscal FEHOSUL); Paulo Petry (coordenador de pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IAHCS/Fasaúde); e Kevin Krieger (assessor do deputado federal Heinze).

Borges, Odacir, Quinto, Chazan, Perin, Heinze, Westphalen, Lopes, Broecker, Allgayer, Petry, Leal, Krieger

Borges, Odacir, Quinto, Chazan, Perin, Heinze, Westphalen, Lopes, Broecker, Allgayer, Petry, Leal, Krieger

VEJA TAMBÉM