Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 7 de janeiro de 2013

Nova edição do Glossário da Saúde Suplementar

Termos técnicos estão disponíveis em material da ANS
Termos sobre setor saúde estão disponíveis em material da ANS

A segunda edição do Glossário Temático da Saúde Suplementar, produzido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi lançado no final de dezembro e reúne os principais termos técnicos utilizados pelo setor saúde. Com 243 verbetes, tradução para os idiomas inglês e espanhol, esta edição está disponível clicando aqui.

Os termos, as definições e as siglas relacionados no Glossário foram extraídos da legislação federal de conteúdos de normas e documentos e Resoluções Normativas da própria ANS publicados até o final de abril de 2012. O objetivo da publicação é disseminar os termos utilizados pelo setor e ampliar o conhecimento institucional.

Para os termos equivalentes em língua espanhola e inglesa, após pesquisa, identificação e análise em um corpus eletrônico, incluídas as propostas da área técnica, a ANS verificou os correspondentes nos dois idiomas para o uso atual, afim de suprir a falta dessa terminologia nas duas línguas em obras de referência institucionais.

Antes de ser incluído no Glossário Temático, os conteúdos de todos os verbetes foram examinados e/ou adequados, bem como validados pelo comitê técnico da ANS.

Confira alguns exemplos que fazem parte do Glossário Temático:

Acreditação de estabelecimentos em saúde. fem. Processo formal pelo qual um órgão independente avalia e reconhece que uma instituição de saúde atende a padrões aplicáveis, predeterminados e publicados.

Notas: i) A acreditação é um processo voluntário e não uma imposição legal ou regulamentar, que visa alcançar padrões de excelência estimulando esforços para a melhoria contínua das instituições acreditadas, ii) A acreditação de uma instituição de saúde é feita após uma avaliação periódica in loco por uma equipe de avaliadores composta por pares, geralmente realizada a cada dois ou três anos.

Em espanhol: acreditación de estabelecimentos de salud

Em inglês: accreditation of healthcare providers

Beneficiário ativo. masc. É o beneficiário de plano privado de assistência à saúde cujo contrato do respectivo plano está em vigor. Ver Beneficiário dependente; Beneficiário de plano privado de assistência à saúde; Beneficiário titular.

Em espanhol: beneficiario activo

Em inglês: qualified beneficiary

Cadastro de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. masc. Sin. Cadastro de Operadoras; Cadop; Sistema informatizado destinado à coleta de dados cadastrais das operadoras de planos privados de assistência à saúde.

Nota: esse sistema mantém registradas informações cadastrais referentes às operadoras de planos privados de assistência à saúde, tais como: razão social, endereços, nome dos administradores, participações societárias, entre outras.

Em espanhol: Registro de Operadoras de Planes Privados de Asistencia en Salud

Em inglês: Private Health Insurer Registry

Índice de Desempenho Institucional. masc. Sin. IDI. Medida de análise de desempenho que avalia a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na produção de processos que cumpram sua missão institucional.

Notas: i) É componente do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, ii) Obtido a partir da aferição de um conjunto de indicadores que refletem ações e processos estratégicos da ANS.

Em espanhol: Índice de Desempeño Institucional

Em inglês: Institutional Quality Performance Index

VEJA TAMBÉM