I Simpósio de Profilaxia do Tromboembolismo Venoso – Porto Alegre (HMV)
I Simpósio de Profilaxia do Tromboembolismo Venoso do Hospital Moinhos de Vento
No dia 24 de novembro, corpo clínico, colaboradores e alunos do Hospital Moinhos de Vento terão a oportunidade de participar do I Simpósio de Profilaxia do Tromboembolismo Venoso. O evento acontece no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C – 4º andar), das 8h30 às 12h.
O objetivo da atividade é sensibilizar médicos do corpo clínico e demais membros da equipe multiprofissional da Instituição para importância da prevenção do tromboembolismo venoso em pacientes hospitalizados.
Recentemente, o Hospital estabeleceu medidas preventivas à doença nas unidades clínico-cirúrgicas da Instituição. O protocolo identifica fatores e classifica o risco de pacientes desenvolverem o tromboembolismo venoso durante a hospitalização, auxiliando os médicos a prescreverem medidas apropriadas para evitar o surgimento dos coágulos.
Segundo o chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica, Marcelo Basso Gazzana, a prevenção adequada é fundamental. Sem ela, até a 60% dos pacientes clínicos e cirúrgicos de alto risco podem desenvolver trombose. Além disso, uma parcela destes pacientes poderá desenvolver tromboembolia pulmonar, que pode ser fatal.
“É necessário que todo paciente internado tenha o seu risco de tromboembolismo venoso avaliado, e que seja instituída a prevenção adequada”, destaca. Adicionalmente reforça que “O estimulo para o que o paciente saia do leito e deambule o mais precoce possível é uma medida simples, mas que pode evitar a tromboembolia venosa e salvar vidas”.
O evento é aberto ao público. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site iepmoinhos.com.br/eventos . Mais informações pelo telefone (51) 3537-8735 ou pelo e-mail eventoscientificos@hmv.org.br .