Novo presidente do SINDHOSP fala sobre desafios para a saúde
Dr. Yussif assumiu o cargo após o falecimento do presidente, Dr. Dante Montagnana
O médico nefrologista e presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto (SINDHORP), Dr. Yussif Ali Mere Jr., assumiu a presidência do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (SINDHOSP) no início de dezembro, após o falecimento do então presidente, Dr. Dante Montagnana, que esteve a frente do Sindicato por mais de 15 anos.
Dr. Yussif foi eleito vice-presidente do SINDHOSP em junho de 2011 e ficará no novo cargo até 2017, quando haverá nova eleição. O médico é mestre em Clínica Médica; possui MBA em Economia em Gestão em Saúde; é diretor executivo do Grupo Lund de Nefrologia; e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS).
Em entrevista ao Portal Setor Saúde ele falou sobre o novo desafio.
Setor Saúde – O que o senhor espera desta nova atribuição a frente do SINDHOSP?
Dr. Yussif Ali Mere Jr. – Eu e o Dr. Dante já trabalhamos juntos há bastante tempo. Sou vice-presidente do sindicato há oito anos e não há motivo de realizar mudanças radicais com essa nova atividade. O trabalho que realizamos há algum tempo já estava alinhado, com vários avanços e que iremos dar continuidade daqui para a frente.
Setor Saúde – Que avanços são esses?
Dr. Yussif – Até 1994 os sindicatos realizavam apenas dissídios entre funcionários e o setor patronal. Com a estabilidade financeira no Brasil, foi necessário repensar o papel dos sindicatos na sociedade, concentrar os esforços em outra área de atuação. Começamos a nos dedicar às capacitações dos profissionais nos hospitais, por exemplo, que era uma necessidade que chegou por meio dos nossos filiados. Outra coisa que fizemos foi, nos últimos anos, ouvir as instituições filiadas para conhecer as demandas que estavam surgindo internamente para poder colocar em prática. Uma delas é a questão da saúde suplementar que, hoje em dia, está cada vez mais em discussão.
Setor Saúde – E como está esse debate no SINDHOSP?
Dr. Yussif – Estamos envolvidos em importantes questões, como a discussão de novos modelos de remuneração para os hospitais (a ANS divulgou recentemente uma decisão sobre esse tema e que deverá começar a funcionar em 2013); discussões diversas em conjunto com a ANS; e também envolvidos em questões da saúde pública, que não pode ser deixada de lado.
Setor Saúde – Questões de saúde pública? Em que sentido?
Dr. Yussif – Ninguém fala mais sobre a tabela do SUS, mas todo mundo usa. Precisamos trazer este tema de volta à discussão, pois há anos os prestadores estão sem reajustes lineares, apenas os pontuais. Precisamos reverter essa política e enfrentar, junto com as outras Federações patronais e a CNS (Confederação Nacional de Saúde).
Setor Saúde – É a união de forças em prol de algo maior?
Dr. Yussif – Exatamente isso. Precisamos agir como instituição da sociedade civil organizada. Procurar outras entidades para nos unirmos em busca de melhorias e soluções para os problemas de uma forma geral.
Setor Saúde – E há algum projeto que vocês estão trabalhando nesse sentido de união de forças?
Dr. Yussif – A questão da desoneração da folha de pagamento para o setor saúde é uma dessas causas que precisamos nos unir para lutar em conjunto. Outros setores já conquistaram e porque a saúde ainda não alcançou? Com várias entidades juntas, teremos mais força.