Mundo | 3 de janeiro de 2015

12 sinais de alerta do câncer

Especialista lista sintomas que podem ajudar na detecção de doenças
12 sinais de alerta do câncer

Câncer é um grupo de doenças que podem se manifestar com diferentes sintomas. “Os sinais de aviso dependerão da pessoa, da sua extensão e do seu tamanho, se é um tumor grande ou pequeno, ou se tiver uma metástase (quando se espalha por outros órgãos), caso em que os sintomas podem aparecer em qualquer parte do corpo,” explica Dr. Pedro Aramburo, do Instituto de Técnicas Avanzadas contra el Cáncer (iTAcC), com sede na Espanha.  Podemos identificar doze sinais, conforme listou o diretor médico do Instituto, em reportagem ao jornal espanhol ABC:

1. Perda de peso sem explicação

A perda de peso é um sintoma comum para a maioria dos tipos de câncer. O sinal de alarme pode ser considerado quando se perde mais de 5 quilos de forma inesperada, sem adoção de qualquer dieta ou prática de exercícios. É um sintoma comum de tumores gastrointestinais (pâncreas, estômago, esôfago e pulmão) ou tumores avançados.

2. Febre

A febre pode ser um início de processos tais como leucemia ou linfoma.

3. Fadiga

A fadiga pode ser um sintoma de doença, embora em alguns casos, como leucemia, pode ser um dos primeiros indicativos ou sintomas secundários da anemia devido à perda de sangue em tumores do cólon e do estômago.

4. Dor

No câncer de osso ou dor testicular pode ser um sintoma precoce, como em tumores cerebrais. A incessante dor de cabeça é um sinal de alarme. Muitas vezes, a dor está associada a metástase do tumor ou invasão direta das estruturas ricamente inervadas.

5. Mudanças na pele

Para além das alterações no tamanho, forma e aparência no câncer de pele, outros tipos de neoplasias podem causar alterações da pele, tais como icterícia (pele e olhos de coloração amarelada), vermelhidão e prurido (coceira ou comichão).

6. Prisão de ventre ou diarreia

A mudança na regularidade do intestino por um longo período de tempo pode ser um sintoma associado com o câncer de cólon.

7. Feridas que não cicatrizam

Às vezes, o câncer de pele aparece como feridas de difícil cicatrização, assim como ocorre no câncer oral, devendo deixar em alertar os fumantes. Na área genital deve-se ter atenção a casos de feridas com esta característica, tanto em homens como em mulheres.

8. Manchas brancas na boca

Estas pequenas manchas brancas podem ser lesões pré-cancerosas freqüentes em pessoas que fumam e, se não tratada, pode evoluir para câncer oral.

9. Sangramento

Tosse com sangue está associado ao câncer de pulmão; nas fezes, o câncer colorretal; na vagina para o câncer cervical ou endometrial; na urina,  bexiga ou o câncer do rim; e no mamilo para o câncer de mama.

10. Surgimento de “massa dura”

Muitos cânceres podem ser apalpados através da pele, em especial o da mama, testicular, gânglios linfáticos e tecidos moles (músculo, gordura, nervos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos ou tecidos mais profundos da pele). Qualquer massa dura deve ser considerada suspeita.

11. Dificuldade em engolir

Pode ser um sintoma de cancer esofágico, do estômago ou da faringe.

12. Tosse persistente

Pode ser um sinal de câncer de pulmão ou trato digestivo superior. A mudança de voz pode ser um sinal de laringe (cordas vocais) ou câncer de pulmão.

Possuir algum destes doze sintomas não indica com segurança a presença de um câncer. Para um diagnóstico mais preciso é necessário consultar médicos especialistas que solicitarão exames para confirmar se tais sintomas se referem a uma neoplasia (câncer).

VEJA TAMBÉM