Geral | 20 de outubro de 2014

Semana de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta faz mutirão para detectar doença

Atividades do Hospital Mãe de Deus são direcionadas para estudantes de medicina e população em geral
Semana de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta

O Rio Grande do Sul é o único Estado do País que conta com campanha oficial de prevenção e cuidados referentes à Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta (AA), que ocorre entre 27 de outubro e 1º de novembro. A iniciativa é chamar a atenção para uma doença silenciosa, grave e pouco conhecida da população.

Estudos mostram que mais de 70% dos homens com fatores de risco para AA nunca ouviram falar da doença. No entanto, trata-se da terceira principal causa de morte súbita em idosos no mundo. Cerca de 5% da população masculina e 0,4% da feminina, acima de 60 anos, apresentam a lesão na principal artéria do corpo humano.

O AA, que raramente apresenta sintomas, é um enfraquecimento num determinado ponto da parede arterial, na altura do abdome ou do tórax. Quando se rompe, provoca hemorragia interna grave, resultando em 90% de óbitos. No entanto, a prevenção e o diagnóstico precoces podem reverter, de maneira significativa, a história natural da evolução do aneurisma. Os principais fatores de risco para o surgimento do problema são hereditariedade, fumo, consumo abusivo de álcool e drogas. Mais de 50% das vítimas são hipertensos.

A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta terá início no auditório do Hospital Universitário – HU Mãe de Deus Canoas/ULBRA, em Canoas, no dia 27 de outubro, com as presenças do coordenador estadual da campanha e cirurgião cardiovascular, Eduardo Keller Saadi e de estudantes de medicina. O coordenador vai falar sobre a importância de se identificar a anomalia a tempo de salvar vidas.

Já no dia 28, às 19h30, o auditório do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, recebe palestra do especialista, com entrada franca, dirigida para a população em geral. As primeiras 100 pessoas que chegarem ganham senhas para ecografias gratuitas.

Na manhã de sábado, 1º de novembro, a partir das 8h, ocorre o mutirão de exames, no HMD, para rastreamento da doença. Os resultados são fornecidos no final de cada procedimento. Aqueles casos que apresentem alargamento na artéria são orientados para tratamento. Durante todas as atividades, é distribuída cartilha com informações sobre a doença.

Uma simples ecografia abdominal revela a situação da artéria. A aorta tem diâmetro médio de 2 cm e, se em algum ponto passar de 3 cm, é considerado aneurisma. Pode ser tratado clinicamente, na maioria das vezes, quando mede até 4,5 cm. Quando atinge um diâmetro igual ou maior que 5 cm é preciso eliminá-lo. Uma alternativa cada vez mais usada é a cirurgia endovascular, menos invasiva que a operação convencional. Consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha, sem necessidade de anestesia geral. A endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído.

SERVIÇO:

Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Aneurisma da Aorta

Dia 27 / 10 – 2ªf – 12h – Abertura oficial da campanha

Auditório do Hospital Universitário – HU Mãe de Deus Canoas/ULBRA (Av. Farroupilha, 8001 – São José) – (Av. Farroupilha, 8001 – São José) – Canoas

Palestra para estudantes de medicina de todas as universidades.

Dia 28/10 – 3ªf – às 19h30 – Palestra para público em geral

Auditório do Hospital Mãe de Deus – HMD (Rua José de Alencar, 286) – Porto Alegre

Distribuição de senhas para ecografias gratuitas aos primeiros 100 que chegarem

Dia 1º/11 – sábado – a partir das 8h

Mutirão de ecografias – Hospital Mãe de Deus – HMD (Rua José de Alencar, 286 – Acesso 1)

VEJA TAMBÉM