Hospital Moinhos de Vento adere ao movimento Outubro Rosa
Instituição ganhou iluminação especial em alusão ao combate ao câncer de mamaO Hospital Moinhos de Vento, inserido no movimento Outubro Rosa, recebeu uma iluminação cor-de-rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama.
A iniciativa visa a conscientização da sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de até 95%. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença. Só na Capital, são diagnosticados por ano 125 novos casos para cada 100 mil mulheres.
A Coordenadora do Núcleo Mama Moinhos, médica mastologista Maira Caleffi, ressalta que a tendência é de que esses números cresçam ainda mais. “A obesidade e a expectativa de vida maior deve provocar um aumento nos casos do câncer de mama”, afirma (veja aqui).
Entre 2004 e 2014 o Núcleo Mama Porto Alegre do Hospital Moinhos de Vento atuou com foco na detecção precoce e tratamento do câncer de mama de forma multidisciplinar e ativa, tendo, em mais de 35 mil atendimentos e 18 mil mamografias, diagnosticado 94 casos de câncer de mama. Estes apresentaram uma taxa de óbito de apenas 8,5%, nestes 10 anos em que o NMPOA vem promovendo cuidado e mudança de cultura a uma grande população feminina de baixa renda.