Mundo | 22 de novembro de 2013

Janela para entender o diabetes

Pesquisadores suecos descobrem maneira de fazer uma leitura da regulação de glicose através do olho
Janela para entender o diabetes

Os olhos podem revelar importantes indícios relacionados ao diabetes. Uma equipe de pesquisadores do Instituto Karolinska (Suécia) descobriu uma maneira de estudar a regulação da glicose no corpo com base na transferência de células produtoras de insulina do pâncreas essenciais para o olho.

O resultado do estudo foi publicado em novembro na PNAS (Proceedings of the National Academy os Sciences). Comouma espécie de janela, o olho permite ver como estão trabalhando as células produtoras de insulina no pâncreas , informação que poderia ser especialmente útil para as pessoas com a doença.

Após uma refeição, insulina é liberada no sangue em uma quantidade que está em proporção direta com a comida ingerida. Os níveis variam de um alimento para outro e entre cada indivíduo. Em obesos, são necessárias grandes quantidades de insulina para compensar o elevado consumo de alimentos.

Para se adaptar a diferentes situações, as ilhotas de Langerhans (células do pâncreas que produzem insulina e glucagon) aumentam o número de células produtoras de insulina em resposta à ingestão de açúcar, procedimento essencial para manter os níveis normais de açúcar no sangue. A pesquisa apresentada recentemente encontrou uma maneira de estudar essas células produtoras.

Analisando essas chamadas “ilhotas informantes” em olhos de ratos, os pesquisadores conseguem controlar em tempo real a atividade do pâncreas, algo até então impensável. Usando este novo sistema de monitoramento, os cientistas reduziram a ingestão alimentar de ratos obesos, impedindo o aumento das células beta. O próximo passo da pesquisa é fazer testes com seres humanos.

VEJA TAMBÉM