Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 22 de setembro de 2015

8 características necessárias para assistentes executivos do mercado da saúde

Ter confiança, ser acessível e ter capacidade para gerenciar projetos, entre outros
8 características necessárias para assistentes executivos do mercado da saúde

O conselho editorial do portal norte-americano Managed Health Care Executive, formado por especialistas em gestão de saúde, elaborou uma lista de características que um assistente executivo deve ter. No Brasil o termo mais comumente utilizado para designar este profissional é o de secretária executiva, ou no caso de ser um homem, secretário executivo. A sua formação costuma ser a de bacharelado em secretariado executivo, porém no mercado da saúde encontramos alguns profissionais oriundos de áreas como a administração, gestão hospitalar e psicologia. O cargo de assistente (secretário) executivo bilíngue tem salários entre R$ 2 mil e R$ 7 mil (segundo o Instituto Data Folha).

O assistente executivo é o profissional que atua diretamente com a direção, auxiliando no gerenciamento de comunicação interna e externa, recebimento e direcionamento de contatos; organiza viagens e agenda de reuniões; mantém agendas organizadas; além de fornecer suporte administrativo aos gerentes e suas respectivas equipes.

Conheça as dicas dos especialistas:

1 Habilidades de gerenciamento de projetos; conhecimento de tecnologias, habilidades interpessoais

“Essas habilidades são necessárias para que o assistente executivo possa lidar com o mercado da saúde, em constante mudança”, diz Perry Cohen, CEO do The Pharmacy Group. “Saúde é um negócio de informação, e a tecnologia da informação (TI) está mudando rapidamente”.

2 Abordagem

“Se um assistente executivo não é acessível, clientes e funcionários não vão baixar a guarda e transmitir como eles realmente se sentem”, diz Dennis Schmuland, diretor-chefe de estratégia de saúde da Microsoft Corporation.

3 Destemor e honestidade

“O assistente executivo não deve ter medo de afirmar a sua opinião”, afirma Don Hall, diretor da DeltaSigma LLC. “Os executivos têm poucas pessoas que lhes dão uma opinião honesta. Um bom assistente executivo pode ser um grande receptor do que está acontecendo na empresa, eles devem saber como transmitir as coisas de forma simples e diplomática”.

4 Habilidades para resolver problemas

“Uma diretoria lida com muita complexidade, e é preciso alguém que possa ajudar a priorizar os vários problemas para garantir as decisões certas e ações no momento certo”, considera Mark Boxer, vice-presente executivo e diretor de informática da Cigna. “É preciso equilibrar as habilidades de um embaixador com as de um comandante de batalha. Os assistentes executivos representam quem a empresa é. Portanto, são, em muitos aspectos, um dos cargos mais importantes da equipe. Eles devem abraçar e refletir sobre o estilo e a cultura da organização em todos os aspectos”.

5 Intuição

“Um bom assistente executivo deve ser capaz de estar um passo à frente, e aprender a antecipar a próxima pergunta”, diz Kevin Ronneberg, vice-presidente e diretor médico associado de iniciativas de saúde da HealthPartners.

6 Profissionalismo

“Assistentes executivos representam o seu gerente”, resume Ronneberg.

7 Perspicácia, ação orientada

“Secretários executivos devem antecipar as necessidades daquele que eles estão apoiando, para facilitar o trabalho diário e evitar problemas ou desafios”, analisa David Calabrese, vice-presidente e diretor-chefe de farmácia na empresa Catamaran. “Meu melhor assistente está sempre um passo à frente de mim”.

8 Espirituoso, confiante

“Os assistentes executivos que geram maior impacto são aqueles que não são intimidados por cargos ou hierarquias e não têm medo de dizer o que os seus superiores podem considerar idiota”, garante Dennis Schmuland.

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