Mundo | 11 de setembro de 2015

7 dicas para evitar o “burnout feminino”

Especialista francesa aponta maneiras de evitar o grave desgaste físico e emocional
7 dicas para evitar o burnout feminino

Ao fazer várias atividades ao mesmo tempo, de uma forma perfeccionista, muitas pessoas se esgotam, pessoal e profissionalmente. É o chamado Burnout, que atinge de maneira especial as mulheres (http://setorsaude.com.br/as-mulheres-e-a-sindrome-de-burnout/). No mercado da saúde – composto prioritariamente por profissionais do sexo feminino, que muitas vezes, possuem turnos de trabalho altamente estressantes -, os estudos sobre o impacto do burnout possuem uma grande importância para iniciativas de controle desta condição que afeta tanto a capacidade de desempenho quanto os relacionamentos e a saúde física e mental. Mas existem maneiras de evitar esse desgaste, conforme explica a especialista em Business Coaching, Steredenn Hudson Offret, ao jornal francês Le Figaro. Ela ensina como “dar um passo atrás”, analisar as suas tarefas e focar no próprio bem-estar.

Steredenn aponta como um dos primeiros erros, o de dar muita atenção ao sucesso em todas as atividades desempenhadas. “Levantar às 6 da manhã para meditar, trabalhar como uma líder, estar presente e ativa em todas as redes sociais, melhorar a sua imagem em jantares”, lembra ela, se misturam com tarefas domésticas como cuidar dos filhos, ir ao salão de beleza, frequentar academia, entre outras atividades.

“A busca por ser perfeita o tempo todo, em todos os lugares, deixa você exausta. Em uma sociedade com mil possibilidades, a pessoa se sente obrigada a investir em qualquer forma para ganhar influência e visibilidade para otimizar plenamente as suas chances de sucesso”. No entanto, mulheres na faixa dos 30 anos “estão à beira do esgotamento. No entanto, não é necessário crucificar o seu bem-estar”. Para isso, Steredenn Hudson Offret ensina maneiras de manter a serenidade e levar um dia a dia mais leve.

1 Retome o controle da própria vida – De onde veio a ideia de perfeição? Antes de uma grande mudança, pense se o seu projeto e sonho profissional não é o dos seus pais. “Muitas vezes a forma como pensamos o nosso sucesso decorre da expectativa de nossos pais”, explica Steredenn Hudson Offret. “É possível sentir que eles vão amar você menos, se não alcançar este ou aquele objetivo. Faça sua própria reflexão sobre o que você é, o que realmente quer em termos de carreira e de investimento na vida profissional”. Além disso, tenha em mente que nunca é tarde para começar.

2 Foque suas tarefas e obrigações – Sua lista de tarefas é tão grande que você não tem prazer em nada, sempre ocupada pensando na próxima tarefa. A especialista indica a reflexão acerca de uma palavra para servir como um novo lema: leveza. “Observe como é o trabalho de uma semana, um mês, para fazer um inventário. Isso elenca as coisas essenciais que não podem ser postergadas e aqueles que podem ser relevados”. Uma dica fundamental, para mulheres casadas, é dividir as tarefas domésticas. “Tenha metas profissionais e objetivos pessoais para o período de uma semana, não mais. Também deve-se reservar tempo para si, para encontrar a si mesmo”.

3 Abandone a perfeição através do desapego – “Você deve respeitar quem realmente é, continuar a ser autêntica, mesmo indo contra todos os valores e preconceitos. Isso é verdadeiramente simples”. Para relaxar, opte por atividades que tragam felicidade, sem a preocupação da sua imagem ou carreira. “Seja uma má aluna da perfeição, dê uma volta e coma um Mcdonalds no almoço”.

4 Diga não ao presenteísmo – Oposto ao absenteísmo, quem sofre deste mal nunca falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias. Deixar de se alimentar para trabalhar ou deixar de ver amigos no intervalo para trabalhar é prejudicial. Assim, a produtividade e a motivação são prejudicadas. “Pensar em aumentar suas chances de ser promovido está necessariamente ligado a carga horária. Errado. O presenteísmo é também uma das principais causas de burnout. Aprenda a fazer o trabalho em horários programados e dizer não quando você está sobrecarregada”.

5 Não exagere nas redes sociais – “Você quer ser pró-ativa no LinkedIn e Viadeo ou Youtube, engraçada no Facebook, chique no Instagram, criativa no Vine, presente no WhatsApp e já começa a pensar em uma estratégia de imagem para o Periscope. Assim, você pode fazer duas opções: ou cria uma agência de comunicação… ou você para tudo. Estes canais são um meio, não um fim em si mesmo. Originalmente, eles permitiram nos expressar livremente. Agora temos um veículo para falar. Temos que conseguir romper com as coisas que podem tornar-se prisões. Use o bom senso: postar fotos de seus biscoitos favoritos no Instagram tem pouca relevância quando se está procurando emprego. Usar um máximo de três redes, é o suficiente.”

6 Deixe o laptop e tablet na sala de estar – “Esta é uma das melhores dicas para mulheres que trabalham com uma agenda sobrecarregada: elas precisam estar conectadas o tempo todo, desde a cama, na madrugada, com o seu tablet, até acordar, às 6h, com o seu smartphone. Nós, de fato, muitas vezes nos queixamos de sermos hiper-conectados”, confirma Steredenn Hudson Offret. “Muitas pessoas dormem com o seu laptop ou tablet na cama. É preciso forçar a si próprio e colocar os dispositivos eletrônicos em outro local”.

7 Ria de si mesmo – Como ressalta a especialista francesa, sua cabeça está tão condicionada pelo “dever” e pelo “eu preciso” que gera angústia se você produzir menos. Para ela, a saída é não se culpar e dar risada. “Rir de si mesmo é uma ótima maneira de se recuperar. Além de aliviar você, suas piadas também servirão para responder aos colegas quando eles perguntarem por que você não apareceu na sessão de shiatsu das quartas-feiras”, exemplifica.

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