Geral | 13 de maio de 2015

5 exercícios para melhorar a mobilidade da mão e reduzir a dor

Útil para osteoartrite, epicondilite, tendinite e artrite
Hands

Rigidez, inchaço ou dor nas mãos são problemas que muitas pessoas enfrentam ao realizar determinadas tarefas diárias simples, como carregar um objeto ou digitar no computador. Contudo, alguns exercícios podem ajudá-las a recuperar o movimento.

Terapeutas costumam sugerir exercícios específicos, dependendo da situação do paciente. Alguns ajudam a aumentar o alcance de um movimento articular ou alongar os músculos e tendões.

Alguns exercícios, publicados pela Harvard Medical School, são úteis para a osteoartrite e epicondilite, mas não quando as articulações estão inflamadas ou doloridas. Outros exercícios fortalecem os músculos em torno das juntas para dar mais força e resistência, úteis para a inflamação dos tendões (tendinite) e artrite.

Os exercícios abaixo devem ser feitos lenta e deliberadamente, para evitar dores e lesões. Se sentir dormência ou dor durante ou após o exercício, pare e procure um médico. Se a condição da mão é muito dolorida ou debilitante, é melhor buscar aconselhamento de um fisioterapeuta.

Músculos e tendões movem as articulações através de movimento em arco – como o ato de dobrar e esticar os dedos. Se a amplitude de movimento normal está prejudicada, se dobrar o polegar é um incômodo, por exemplo, é possível haver problemas para fazer coisas comuns, como abrir a tampa de um pote.

Estes exercícios servem para mover o punho e os dedos através de intervalos normais de movimento e exigem que todos os tendões da mão exerçam as suas funções específicas. Mantenha cada posição por cinco a 10 segundos. Execute uma série de 10 repetições, três vezes por dia.

 

1 – Extensão do punho e flexão

hand1

– Coloque o antebraço sobre uma mesa, sobre uma toalha enrolada, deixe a mão pendurada na borda da mesa, com a palma para baixo

– Mova a mão para cima, até sentir um alongamento suave

– Retorne à posição inicial

– Repita o movimento com o cotovelo virado para o seu lado, com a palma virada para cima

 

hand22 – Supinação/pronação do pulso

– Fique de pé ou sente-se com o braço ao lado e com o cotovelo dobrado a 90 graus, com a palma virada para baixo

Gire o antebraço para que a palma da mão fique voltada para cima e depois para baixo

 

 

hand33 – Ulnar do punho/desvio radial

– Apoie o antebraço sobre uma mesa, com uma toalha enrolada (ou sobre o joelho), com o polegar para cima

– Mova o punho para cima e para baixo através da sua gama completa de movimento

 

 

hand44 – Flexão/extensão do polegar

– Comece com o polegar posicionado para fora

Mova o polegar para a palma da mão e de volta para a posição inicial

 

 

hand5

5 – Deslize do tendão da mão/dedo

Comece com os dedos estendidos para fora, com a mão espalmada

Faça um movimento de gancho com o punho

Retorne para a posição de mão espalmada

Contraia os dedos, sem fechar completamente a mão

Retorne para a posição de mão espalmada

Feche completamente a mão

Retorne para a posição de mão espalmada

 

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