Gestão e Qualidade | 19 de julho de 2017

3 novos tipos serviços serão acreditados pela ONA

Serviços de medicina hiperbárica; oncológicos; de hemodinâmica e medicina intervencionista foram incluídos
3 novos tipos serviços serão acreditados pela ONA

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) incluiu três novos serviços para avaliação em seu manual:

Medicina hiperbárica

Oncológicos  

Hemodinâmica e medicina intervencionista

Foram criadas Normas Acreditadoras (NAs) específicas para cada um deles que foram incluídas durante a revisão do Manual de OPSS (Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde) versão 2018.

Ter uma NA específica para os serviços ajuda as organizações a se identificarem melhor durante o processo, de acordo com Andrea Righi, gerente de certificação da ONA. “Cerca de 70% dos serviços de ambulatórios acreditados hoje são oncológicos, por exemplo. Dessa forma, por conta da alta demanda e por conterem grandes especificidades, identificamos a necessidade de elaborar uma NA específica para ele”, explica.

As novas Normas vão permitir uma avaliação focada dos serviços contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança do paciente. “Uma certificação específica, abrangendo características de cada setor, são fundamentais para a segurança do paciente e para a obtenção de melhores resultados clínicos”, explica o médico Cláudio José Allgayer, vice-presidente da ONA.

O Manual de OPSS da ONA está sendo revisado e será lançado ao final de 2017. O Manual atual da ONA continua válido até junho de 2018.

Novos serviços acreditados

Serviços Oncológicos

Serviço de assistência à saúde voltado ao atendimento de pacientes oncológicos, incluindo as formas de tratamento do câncer como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, usadas em conjunto no tratamento das neoplasias malignas, variando apenas quanto à importância de cada uma e a ordem de sua indicação.

 Serviços de Medicina Hiperbárica

Serviço terapêutico que utiliza oxigênio puro em ambiente fechado e pressurizado. Para fins de acreditação, um Serviço de Medicina Hiperbárica deve ser uma entidade jurídica legalmente constituída, devidamente cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), de caráter público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Serviços de Hemodinâmica e Medicina Intervencionista

Serviços de diagnóstico e terapêutica que utilizam técnicas invasivas para intervenções endovasculares, cardiológicas, neurológicas e vasculares periféricas.

Para fins de acreditação, um Serviço de Medicina Intervencionista deve ser uma entidade jurídica legalmente constituída, devidamente cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), de caráter público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Principal metodologia 

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação, completados em junho passado,  e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país.

Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

VEJA TAMBÉM