2ª Copa de Simulação Robótica Einstein promove difusão de conhecimento
Competição terá duração de três dias e contará com participantes de mais de 15 organizações de ensino de todo o país.Médicos, residentes e estudantes de medicina de diversas instituições do país irão se reunir para a 2ª edição da Copa de Simulação Robótica Einstein, que acontece entre os dias 13 e 15 de novembro. A proposta é promover a integração e contato dos participantes com os simuladores de cirurgias robóticas através de exercícios básicos, intermediários, avançados. “Seguimos com o compromisso de disseminar o conhecimento e o contato com a plataforma robótica, ampliando o número de profissionais com o aprendizado sistemático desta nova tecnologia; e sabemos que está ação nos ajuda neste propósito porque aqui podemos conectar”, afirma Nam Jin Kim, diretor médico da Cirurgia e Cirurgia Robótica da Rede Cirúrgica Einstein e coordenador geral das pós-graduações de Cirurgia Robótica do Ensino Einstein.
Com representantes de mais de 15 instituições de ensino de todo o país, a competição é presencial e será realizada no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, e dividida em fases distintas, sendo o primeiro dia focado no treinamento na plataforma robótica; o segundo nas classificações e o terceiro na competição que contará com seis fases: primeira fase, segunda fase, oitavas de final, quartas de final, seminal e final.
Ao todo serão oito simuladores e dois equipamentos de cirurgias reais montados no auditório Camilla Bueno, o que permitirá não só o acompanhamento da disputa, mas também a participação de torcidas. O ranking de classificação será determinado pela melhor performance, calculada com base na pontuação atribuída pelo simulador e no tempo de execução.
A cirurgia robótica permite um procedimento mais preciso – e oferece aos pacientes uma recuperação mais rápida com menos dor, reduzindo o tempo para retorno às atividades do cotidiano.
PUBLICIDADE
Referência em robótica
O ano de 2008 marca o pioneirismo do Einstein na área de cirurgias robóticas no país que ao longo de 15 anos, realizou mais de 12 mil cirurgias robóticas, além de criar o Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein que já treinou mais de 1400 cirurgiões, sendo 8% de países fora do Brasil, incluindo 111 da América Latina e 02 Índia.
Em 2022, o Einstein inaugurou a primeira plataforma robótica do estado de Goiás, com realização, em sua unidade em Goiânia, de cirurgias nas áreas de urologia, ginecologia, cirurgia torácica, coloproctologia, cirurgia geral e de cabeça e pescoço; o que permite procedimentos minimamente invasivas com pós-operatório mais rápido e menos dor, na maioria dos casos. Além das unidades privadas, a organização concedeu uma plataforma robótica ao Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, em São Paulo, que é gerido pelo Einstein desde 2015. Com o equipamento instalado no Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas da unidade são realizadas cirurgias robóticas para o tratamento de diferentes tipos de câncer, doenças do aparelho digestivo e cirurgias bariátricas
Mais informações acesse o link