21 de março: Dia Mundial da Síndrome de Down
Doença ainda tem o preconceito como um dos principais obstáculos
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março. A data serve para conscientizar a população a respeito dessa doença, cujo preconceito é um dos principais obstáculos enfrentados pelos pacientes.
A síndrome de down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular, durante a fase embrionária. Em vez de dois cromossomos no par 21, os portadores possuem três. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual isso acontece, mas é causado por um evento genético natural e universal, em todos os lugares do mundo e em todas as camadas sociais.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 110 milhões de jovens e adultos (a partir de 15 anos) com dificuldades significativas de desenvolvimento e 13 milhões de crianças (até 14 anos) com deficiência. No Brasil, estima-se que a Síndrome de Down ocorra em um a cada 600 nascimentos, alcançando aproximadamente 300 mil brasileiros.
No Rio Grande do Sul, as cidades de Bento Gonçalves e Santa Maria divulgaram agendas para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Na Serra gaúcha, A AIDD (Associação Integrada do Desenvolvimento do Down) promove o Café da Manhã AIDD no dia 22, às 9h, em frente à prefeitura (Rua Marechal Deodoro, 70). Além do café, as crianças e jovens farão uma apresentação de dança, e também serão distribuídos folders informativos sobre a doença
Já em Santa Maria, a Escola Estadual Olavo Bilac (Rua Conde de Porto Alegre) abre suas portas no dia 21 para a comunidade. Serão feitas apresentações de dança e capoeira (grupo formado por pessoas com síndrome de Down).