Estatísticas e Análises | 12 de maio de 2015

207 novos casos de dengue em uma semana no RS

Porto Alegre possui 44 casos confirmados de dengue
Fiocruz diz que o Zika vírus tem potencial de infecção por saliva e urina

Com 207 novos casos de dengue confirmados no período de uma semana, o Rio Grande do Sul alcançou 891 casos da doença. Destes, 86,5% das infecções ocorreram no Estado e 13,5% se referem a casos importados (autóctones).

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) indica que as regiões Norte e das Missões apresentam surto de dengue. Caibaté, município com 249 confirmações, apresenta o maior percentual de casos confirmados, com28% do total no Estado. A cidade tem 4.954 habitantes.

Duas pessoas já morreram neste ano no Estado, em virtude de complicações causadas pela dengue. O perfil dos infectados, segundo informações da SES, se compõem de mulheres (54,7%), com idade entre 20 e 59 anos de idade (64,3%).

Cidades com casos importados: Alvorada, Caibaté, Campina das Missões, Carazinho, Erval Seco, Giruá, Ibirubá, Novo Tiradentes, Panambi, Porto Alegre, Redentora, Rosário do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Sarandi, Torres e Viamão.

PORTO ALEGRE

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) iniciou no dia 12, terça-feira, ações de bloqueio de transmissão da dengue nos bairros Bom Jesus e Ipanema. As duas operações ocorrem em bairros onde houve confirmação de casos autóctones (contraídos dentro do município). Com as duas últimas confirmações, subiu para 44 o número de casos da doença em Porto Alegre neste ano, sendo 12 autóctones e 32 importados.

Além das ações de bloqueio de transmissão da doença, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão fazer visitas domiciliares no bairro Bom Jesus e no Jardim Botânico, visando à identificação, tratamento e eliminação de criadouros de mosquitos transmissores da dengue. Os agentes também farão busca ativa de casos, conversando com os moradores sobre a existência de pessoas com sintomas da doença que não tenham sido atendidos em serviços de saúde.

O bairro Ipanema tem confirmados sete casos, sendo seis autóctones e um importado. Outros seis bairros registraram infecção autóctone, todos com um caso: Jardim Botânico, São Geraldo (paciente residente no bairro Rubem Berta), Bom Jesus, Nonoai, São José e Floresta.

Locais da aplicação do inseticida

Bom Jesus – Rua Alexandre Herculano e trechos das ruas Jerusalém, Páscoa, Fonte e Coronel Antenor Amorim.

Ipanema – Trechos das ruas Conselheiro Xavier da Costa, Mário de Andrade, Erico Peixoto, Dea Coufal, Francisco Bortoluzi e avenida Flamengo

VEJA TAMBÉM