Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 24 de março de 2024

Workshop gratuito para setor de estética e beleza ajuda a identificar sinais de câncer de pele

Workshop gratuito que ocorre na segunda-feira (25) busca orientar os profissionais que atuam no setor de estética e beleza para ficarem atentos às alterações observadas na pele de seus clientes.
Workshop gratuito para setor de estética

Um sinal no rosto ou uma mancha no corpo muitas vezes passam despercebidos, mas podem ser os primeiros indícios de câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil. Para ajudar a identificar esses casos, é importante orientar os profissionais que atuam no setor de estética e beleza para ficarem atentos às alterações observadas na pele de seus clientes. “Eles podem ajudar muito na detecção precoce do câncer de pele e se transformarem em promotores de saúde”, afirma o cirurgião de pele da Oncoclínicas&Co no RS e diretor médico da DermaOnco, Dr. Ronaldo Oliveira.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Para difundir essas informações, neste dia 25 de março, às 9h30, será realizada a segunda edição do workshop gratuito “Um olhar que salva”, promovido pela DermaOnco, clínica especializada em cirurgia da pele e oncologia cutânea, em parceria com a Oncoclínicas no RS. O evento possui vagas limitadas.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Câncer mais incidente entre homens na Região Sul

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer de pele não melanoma estimados, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 220.490. Isso corresponde a 101,95 por 100 mil habitantes, sendo 101.920 em homens e 118.570 em mulheres. Na Região Sul, é o mais incidente entre homens, com estimativa de 135,86 ocorrências por 100 mil. Quanto às mulheres, é o tipo de câncer mais frequente em todas as regiões brasileiras, com previsão de risco de 164,79 por 100 mil habitantes.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Sinais

O câncer de pele tem altos índices de cura se detectado precocemente e pode surgir em qualquer parte do corpo, na forma de manchas, pintas ou sinais. Ao primeiro sinal de mudança nessas pintas ou sangramento, é preciso consultar logo um especialista. O diagnóstico é realizado através de exame clínico em consultório ou com o auxílio de exames complementares para a visualização das diferentes camadas da pele, além da realização de uma biópsia. Para o tratamento, é muito importante que o especialista avalie o estágio da doença; porém, na maioria dos casos, a cirurgia é suficiente.

As alterações das manchas escurecidas ou pintas podem ser classificadas no sistema “ABCDE”, ou seja, Assimetria, Bordas irregulares, Cor, Diâmetro e Evolução:

Assimetria: quando uma metade da lesão não é igual a outra metade;


Bordas: quando a mancha, sinal ou pinta possui um contorno irregular;


Cor: caso a lesão tenha cores diferentes, entre vermelho, marrom, cinza e preto;


Diâmetro: quando a lesão apresenta um diâmetro maior do que 6 mm;


Evolução: caso a lesão tenha mudanças rápidas e recentes em suas características ao longo do tempo, como tamanho, forma e cor.

um olhar que salva dermaonco

SERVIÇO

Workshop “Um olhar que salva”


Data: 25 de março, segunda-feira


Horário: das 9h30 às 11h30


Local: Auditório Oncoclínicas Moinhos de Vento – The Place – Rua Tobias da Silva, 120 – Porto Alegre


Inscrições: https://abre.ai/jedh ou 51 99382-0442

 



VEJA TAMBÉM