Voluntários da Saúde e Prefeitura de Porto Alegre assinam acordo de consultoria para o HPS
Conforme Fernando Torelly, a intenção é retribuir "com nosso conhecimento e experiência, tudo o que o HPS já fez pela sociedade”Foi formalizada, na tarde desta sexta, 25, a parceria do grupo Voluntários da Saúde com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), focada em consultoria para a construção do planejamento estratégico do Hospital de Pronto Socorro (HPS). A cerimônia foi realizada no Paço Municipal, com a presença do prefeito Sebastião Melo; do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta; e da Diretoria do HPS.
O Voluntários da Saúde reúne cerca de 400 profissionais, com diversas formações, que atuam em hospitais públicos e privados ou outras empresas relacionadas a saúde em 23 estados brasileiros. Com sua parceria voluntária e gratuita, o HPS – principal hospital especializado em trauma do Rio Grande do Sul há 77 anos – passa a contar com o apoio de profissionais de larga experiência, que vão auxiliar na qualificação de processos de gestão e definição do planejamento estratégico para os próximos anos.
“Isso vai ser muito importante para que possamos traçar estratégias e buscar recursos, a fim de colocarmos em prática vários projetos”, destacou a diretora do HPS, Tatiana Breyer, citando, entre eles, a reabertura do banco de sangue, o cadastramento do Pronto Socorro como hospital de ensino, a ampliação de um centro de queimados de alta complexidade, a reforma da unidade de terapia intensiva e a aquisição de um equipamento de ressonância magnética.
O idealizador do Voluntários da Saúde, Fernando Torelly, gaúcho que hoje é superintendente corporativo do HCor, de São Paulo, ressaltou: “A intenção é contribuir para qualificar o atendimento nessa instituição tão importante para todos os gaúchos, retribuindo, com nosso conhecimento e experiência, tudo o que o HPS já fez pela sociedade”. Torelly explicou que será adotada uma metodologia abrangendo, entre outras etapas, o diagnóstico da situação, a realização de workshops com as equipes, a definição do mapa estratégico, o desdobramento deste em metas e indicadores para acompanhar a execução, o delineamento de projetos e planos e seu acompanhamento.
Os trabalhos de consultoria começaram logo após a cerimônia, com a realização on-line do Seminário de Planejamento Estratégico, conduzido pelo também voluntário Alceu Alves da Silva, vice-presidente da MV Sistemas e reunindo diversos especialistas do Voluntários da Saúde e de lideranças do HPS.
“A modernização da máquina pública é um dos nossos maiores desafios. As estruturas que não promoverem as mudanças necessárias na burocracia não conseguirão entregar resultados para a população. Essa parceria de gestão é muito bem-vinda para avançarmos em benefício da cidade” enalteceu o Prefeito Sebastião Melo.
Conforme a PMPA, a parceria terá duração de um ano, com encontros semanais virtuais, e inclui acompanhamento em quatro eixos prioritários: aprimoramento do planejamento estratégico para os próximos quatro anos, incluindo os principais objetivos de gestão; qualificação do plano diretor; aquisição de ressonância magnética para melhorar o atendimento; e qualificação da captação de recursos para melhorar a sustentabilidade da instituição hospitalar.
Saiba mais sobre o Voluntários da Saúde
Quem são: Cerca de 400 profissionais de diversas áreas de hospitais públicos e privados de 23 estados brasileiros, com ampla experiência em gestão e apoio a atividades de saúde.
O que oferece: Consultoria voluntária e gratuita para hospitais que atendem ao SUS e desejam aprimorar seus processos de gestão para qualificar o atendimento aos pacientes.
Outras instituições já atendidas: Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), de Porto Alegre (RS), e Hospital São Luiz Gonzaga, de São Luiz Gonzaga (RS).
Como hospitais podem solicitar consultoria: Enviar e-mail para voluntariosdasaude1@gmail.com
Como profissionais podem aderir ao grupo: Enviar uma mensagem privada para o perfil do Linkedin
Com informações Daiane Wolk (Voluntários da Saúde) e Prefeitura de Porto Alegre. Fotos Mateus Raugust. Edição SS.