Gestão e Qualidade | 26 de abril de 2023

Voluntariado do Hospital Tacchini completa 27 anos de história

“Durante todos esses anos, realizamos milhares de doações e ajudamos muitas famílias" destaca a atual presidente do grupo Margaret Donadel
Voluntariado do Hospital Tacchini completa 27 anos de história

Há 27 anos, no dia 24 de abril de 1996, o Voluntariado do Hospital Tacchini abria suas portas com duas integrantes e muita vontade de fazer a diferença. As voluntárias Terezinha Poletto e Erci Gregoletto Molinari iniciavam sua jornada junto aos pacientes SUS em vulnerabilidade social. Depois de quase três décadas, o grupo cresceu em número de participantes e em atuação.

Ao longo de 2022, as 36 Voluntárias que fazem parte do grupo doaram 1.083 enxovais para recém-nascidos. Além disso, foram distribuídos 39,9 mil fraldas descartáveis, 390 pares de calçados e 6.350 kits de higiene tanto para adultos quanto para crianças internadas pelo SUS na instituição.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


“Durante todos esses anos, realizamos milhares de doações e ajudamos muitas famílias. A gente acolhe e tenta ajudar o máximo que podemos. Mas em troca recebemos muito mais. O carinho que chegam até a gente é gigante. O Departamento de Voluntariado é fazer o bem e receber amor em troca”, descreve a atual presidente do grupo Margaret Donadel.

História do grupo

Inicialmente, o grupo passou a trabalhar na confecção de enxovais para os recém-nascidos, costurando e reformando roupas usadas, além de criar peças em tricô e crochê. Mas os serviços logo foram ampliados e as voluntárias passaram também a doar roupas e itens de higiene pessoal para os pacientes adultos internados pelo SUS que estivessem em vulnerabilidade social.


PUBLICIDADE

oncologia-tratamento-cancer


A vontade de ajudar o próximo continuou crescendo e o grupo passou a organizar também a distribuição de remédios de amostra grátis doados pelos médicos da cidade, sempre mediante a apresentação de prescrição. Em 2003, as voluntárias iniciaram ainda um trabalho junto ao departamento de psiquiatria do hospital, oferecendo  serviços de estética, com corte de cabelo e embelezamento das mãos aos pacientes.

Além disso, em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, o voluntariado realiza a doação de doces e brinquedos para as crianças internadas pelo SUS.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


Mas mais do que doar roupas, enxovais, fraldas, doces ou brinquedos, o grupo de 36 voluntárias doa seu tempo, seu sorriso, sua disposição, seu carinho e seu amor para fazer o outro mais feliz. “Construir um mundo mais humano só é possível a partir de atitudes como essas. Nossas voluntárias estão de parabéns”, completa Margaret.

Pessoas interessadas em colaborar com o trabalho do Grupo de Voluntárias podem entrar em contato pelo telefone (54) 3455.4141.

 



VEJA TAMBÉM

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência

FEHOSUL participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, em Porto Alegre

Na quarta-feira, 12 de novembro, ocorreu em Porto Alegre a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento aconteceu das 8h às 17h, no Hotel Embaixador e reuniu representantes de empregadores, trabalhadores e governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e formular propostas que serão encaminhadas