Vícios criam cenário para doenças futuras
Enfermidades causadas pela dependência de substâncias como tabaco e álcool se manifestam em longo prazoA dependência de certas substâncias nos dias atuais cria o cenário que apresentará doenças severas com o passar dos anos. O tabaco, um dos mais claros exemplos, é principal causador de câncer de pulmão e de grande parte de doenças cardiovasculares. O cigarro contém mais de 4,5 mil substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo os dois últimos radioativos), incluindo 43 comprovadamente cancerígenas. No Brasil, esse vício é responsável por mais de 120 mil mortes anualmente.
Problemas oriundos do cigarro se manifestam cerca de 30 anos depois do início do uso frequente. No mundo, ¾ de casos de câncer de pulmão ocorrem em homens, e isso se dá pelo fato de que mulheres, em geral, começam a fumar mais tarde.
Assim, é possível apenas imaginar o quadro de cânceres no futuro, tendo em vista que o consumo atual serve, apenas, como um panorama especulativo. Além disso, o risco de doenças graves aumenta conforme há acúmulo de fatores de risco.
Para câncer colorretal, por exemplo, os principais fatores são o alcoolismo, o consumo elevado de carne vermelha e embutidos (como salsichas), pouca ingestão de fibras, excesso de peso e sedentarismo.