Mundo, Tecnologia e Inovação | 15 de julho de 2020

Vacina da Moderna passa para a fase final de estudos

Previsão é que a vacina possa estar disponível no final do ano ou início de 2021
Vacina da Moderna passa para a fase final de estudos

A primeira vacina contra a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) a ser testada em pessoas, passou para a fase de testes em humanos.  A empresa pretende iniciar os testes no dia 27 deste mês, com 30 mil pessoas. Os participantes receberão a vacina ou um placebo. A vacina mRNA-1273, da farmacêutica Moderna, passa a fazer parte de um seleto grupo de vacinas que são apontadas como importantes candidatas para bloquear a contaminação da Covid-19. Globalmente, pelo menos 150 vacinas estão em desenvolvimento, mas a grande maioria se encontra nos estágios iniciais de estudo. A vacina da Moderna e apenas mais quatro vacinas avançaram para os estudos de fase 3 até agora (ensaio clínicos). Dentre eles, estão as vacinas da AstraZeneca/Oxford e Sinovac (chinesa) – ambas iniciarão os testes em humanos no Brasil, nos próximos dias. Não se sabe ainda se a vacina da Moderna será testada no Brasil.

Detalhamento de estudo

Ainda na terça-feira (14), a Moderna publicou dados mais aprofundados de seu ensaio clínico de fase 1 no New England Journal of Medicine. O estudo, que envolveu 45 participantes, foi feito para testar a segurança da vacina. Os participantes desenvolveram anticorpos essenciais para combater o vírus em níveis até quatro vezes superiores aos encontrados em pacientes que adoeceram e depois se recuperaram do vírus. “Esses são os resultados que você deseja ver em um estudo inicial [de sucesso]”, disse o Dr. Iahn Gonsenhauser, diretor de qualidade e segurança do paciente do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus (EUA). Gonsenhauser alertou que, embora as descobertas sejam promissoras, os cientistas ainda não demonstraram que os anticorpos levam à imunidade e, em caso afirmativo, quanto tempo essa imunidade dura.

O diretor executivo da Moderna, Stéphane Bancel, disse em comunicado que a empresa está “comprometida com o avanço do desenvolvimento clínico” da vacina “da maneira mais rápida e segura possível, enquanto investe na ampliação da fabricação para que possamos ajudar a resolver esta emergência de saúde global . “

Quando estaria disponível?

Se esses testes derem certo, há a possibilidade de a vacina estar disponível até o final deste ano ou no início de 2021, de acordo com o diretor médico da Moderna, Dr. Tal Zaks, em entrevista. A empresa estima que poderia entregar 500 milhões de doses por ano. O número de doses disponíveis inicialmente ainda não está definido, mas, de acordo com o Dr. Zaks, a empresa buscará disponibilizar “o maior número possível em termos de milhões [de doses]”.

Saiba mais: Vacina contra o novo coronavírus apresenta resultados promissores

 



VEJA TAMBÉM