Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 11 de fevereiro de 2023

UPF implanta primeiro Ambulatório da Saúde do Adolescente no norte do RS

Atendimento a pacientes de 10 a 18 anos de idade será realizado por professores e acadêmicos da Escola de Medicina da universidade
UPF implanta primeiro Ambulatório da Saúde do Adolescente no norte do RS

 Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idades entre dez e 19 anos. Metade desses problemas tem início aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada, nem tratada, o que pode resultar em desfechos trágicos, como o suicídio — terceira principal causa de morte entre adolescentes. Atenta à importância do cuidado com a saúde física e mental dessa faixa etária, a Universidade de Passo Fundo (UPF) inaugura, no dia 14 de fevereiro, um espaço exclusivo para esse tipo de atendimento médico.

O Ambulatório da Saúde do Adolescente vai atender exclusivamente quem tem entre 10 e 18 anos de idade, podendo ser estendido até os 20 anos, quando necessário. A unidade funcionará dentro do Ambulatório Central, localizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Até então, os atendimentos a esse público eram feitos pelo Ambulatório de Pediatria.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


O serviço será liderado pelo pediatra e coordenador das disciplinas de Saúde da Criança e Saúde do Adolescente da Escola de Medicina, Marcos Dalla Lana, e os adolescentes serão acolhidos por alunos do sétimo e oitavo semestres. Segundo o médico, a ideia é atuar numa fase da vida que é de extrema importância, especialmente pelas transformações e descobertas. “É nesse período que se estabelece o desenvolvimento de habilidades, hábitos e perfis de comportamento que vão perdurar por toda a vida, sejam eles sociais, alimentares, de atividade física ou de estudo. É o período da vida em que o indivíduo praticamente define quem vai ser, mas que curiosamente recebe pouca atenção, tanto por parte dos pais e cuidadores quanto especializada”, explica Dalla Lana.

Reitora da UPF, Bernadete Dalmolin comemora a parceria que vai garantir um serviço diferenciado aos adolescentes da região. “Nós somos uma universidade comunitária que produz conhecimento e está conectada com as necessidades da sociedade, da nossa região. Esta é mais uma entrega que tem o DNA da UPF, que cumpre o compromisso de oferecer o melhor atendimento e as soluções para a nossa comunidade”, conclui.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


Com o novo espaço exclusivo, a ideia é, futuramente, adotar o modelo de atendimento multidisciplinar. O serviço teria o apoio de profissionais da UPF de múltiplas especialidades em áreas relevantes para o adequado acompanhamento dessa faixa etária: psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Na opinião do secretário adjunto de Saúde de Passo Fundo, Luís Schneider, a iniciativa inédita no município representa um avanço significativo no cuidado aos jovens da nossa população. “É notório o aumento da incidência de doenças crônicas e outras que, historicamente, possuíam baixo registro nessa faixa etária. Doenças como a diabetes, hipertensão, hepatites, depressão e obesidade acometem de forma crescente esses jovens. A iniciativa, sem dúvida, auxiliará nas medidas de saúde pública voltadas para atenção integral à população”, pontuou.

Como buscar atendimento

Os atendimentos no Ambulatório da Saúde do Adolescente, assim como os demais atendimentos do Ambulatório Central, são gratuitos para a população de Passo Fundo. O agendamento das consultas é realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (54) 3316-8560. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

Fotos: UPF/Divulgação



VEJA TAMBÉM