Unimed Porto Alegre inaugura Command Center
Ao todo serão monitorados, inicialmente, 142 indicadores, desdobrados em 544 gráficos, proporcionando dados consistentes para a tomada de decisão.A Unimed Porto Alegre inaugurou o seu Command Center, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias na eficiência operacional, financeira e assistencial. O monitoramento conjunto desses três pilares é inovador no setor da saúde. Ao todo, nesta fase inicial, estão contemplados 142 indicadores, desdobrados em 544 gráficos, nas seguintes trilhas: autorizações, auditoria, cliente e mercado, custos, serviços, rede prestadora, cooperado, gestão da saúde e intercâmbio.
“Serão dados consistentes para a tomada de decisão e criação de planos de ações para aprimorar a eficiência da cooperativa, projetar novos negócios, ampliar agilidade e proporcionar maior controle das operações. Com acompanhamento em tempo real e a geração de algoritmos, o Command Center também atuará na antecipação e prevenção de possíveis riscos, possibilitando a intervenção e atuação de forma ágil e assertiva”, explica o superintendente geral da Unimed Porto Alegre, João Pedro Bueno Telles.
PUBLICIDADE
“Queremos trabalhar para a condução de um programa de aceleração da cultura orientada por dados, com a capacitação lógica e analítica”, complementa. Segundo Telles, o processo iniciou em 2020, quando a Unimed Porto Alegre estruturou sua área de Business Analytics.
O Command Center irá monitorar dados em tempo real, proporcionar cruzamentos que serão analisados para identificar oportunidades, avaliar comportamentos, gerar alertas, avaliar ações e sinalizar pontos sensíveis na cadeia de valor de cada trilha. Todas essas questões impactam em melhorias dos processos e iniciativas que atuarão diretamente no propósito da cooperativa de cuidar das pessoas e isso envolve os principais stakeholders, como clientes, cooperados, credenciados e fornecedores.
PUBLICIDADE
A projeção para os próximos anos é consolidar a Arquitetura e Governança de Dados, aumentando as frentes de monitoramento, investindo em automação e utilizando a Inteligência Artificial para aprimorar processos. Na segunda fase, o principal objetivo será validar a efetividade dentro da cadeia de valor de cada operação, avaliando novos indicadores.
A partir da instalação do Command Center, a cooperativa busca também ser um hub de saúde referência a partir dos dados e informações gerados. “O desafio é tornar a cooperativa referência também em dados de saúde, com a possibilidade de gerar iniciativas e novos negócios para o setor”, finaliza Telles.
PUBLICIDADE
A Unimed Porto Alegre é líder no mercado de assistência à saúde na sua área de abrangência. Reúne 625 mil beneficiários, aproximadamente 6.700 médicos cooperados e oferece 367 pontos de atendimento, entre serviços credenciados e próprios. A rede própria inclui Centros de Diagnóstico por Imagem, Laboratório, Centro de Oncologia e Infusão, Unidade de Atendimento Pediátrico, Viver Bem, Clínica de Vacinas, Prontos-Atendimentos, Unidade Assistencial Canoas, SOS Unimed e núcleos de atendimento do plano Unifácil.
Crédito: Cassius Souza.