Unimed Porto Alegre consolida acolhimento com nova unidade da Casa TEA
A recém-inaugurada na Av. 24 de outubro, em frente ao Parcão, oferece espaço inovador e atendimentos para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas especialidades e áreas de atuação da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, musicoterapia, psicopedagogia e psicomotricidade.
Cuidado, respeito e escuta. Essas são as premissas do acolhimento que a Unimed Porto Alegre realiza junto a crianças, adolescentes e familiares que vivem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtornos Neurodesenvolvimento no dia a dia. Com a Casa TEA, aproximadamente 6.000 atendimentos poderão ser realizados por mês.
O primeiro espaço, inaugurado em 2023 na Av. Nilo Peçanha, foi concebido em conjunto à comunidade TEA, com o objetivo de realizar o acolhimento das famílias. Com ambientes projetados a partir das necessidades do público TEA, espaço conta com equipes multidisciplinares que recebem os pacientes e suas famílias. Seguindo a mesma premissa estão as unidades da Zona Norte, localizada na Av. Assis Brasil; e a recém-inaugurada na Av. 24 de outubro, em frente ao Parcão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo possuem Transtorno do Espectro Autista. Segundo o último relatório do órgão Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em 2023, 1 em cada 36 crianças de 8 anos tinham Transtorno do Espectro Autista nos Estados Unidos, representando 2,8% da população.
Contudo, falar abertamente sobre o tema ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas, sobretudo em relação à correta abordagem e o que se deve ou não fazer. “Conscientizar para o TEA é enxergar além de um diagnóstico, é exercitar diariamente a empatia, buscando sempre o respeito e a escuta. Empatia está nas práticas de reconhecer o outro, compreender as suas diferenças e respeitá-las. Precisamos construir ambientes e situações em que as pessoas possam se sentir confortáveis para se expressarem. Pensando nisso, temos incorporado ao nosso quadro de colaboradores pessoas que estão no espectro e que podem ajudar nossos pacientes justamente por entenderem seus desafios. São essas atitudes diárias que fortalecem laços e promovem a inclusão”, pondera a médica Simone Sudbrack, Coordenadora da Casa TEA da Unimed Porto Alegre.
Sobre a Casa TEA
A Casa TEA Unimed Porto Alegre é um espaço inovador, dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 16 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atrasos no desenvolvimento ou outros transtornos do neurodesenvolvimento. Inicialmente projetada como um centro de acolhimento, em 2024 consolidou-se como um Serviço Próprio da Unimed Porto Alegre a partir da oferta de avaliações psicodiagnóstica e neuropsicológica, além de terapias especiais.
Conta com três unidades, onde são realizados atendimentos nas especialidades e áreas de atuação da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, musicoterapia, psicopedagogia e psicomotricidade. Com essa estrutura multidisciplinar, todos os atendimentos são guiados por um Plano Terapêutico Individualizado (PTI) e o desenvolvimento dos pacientes são descritos em relatórios evolutivos trimestrais, promovendo desenvolvimento pleno e bem-estar emocional de cada criança e de sua família.
Inspirada pelo propósito de “fazer a diferença no cuidar das pessoas”, a Casa TEA é referência em acolhimento e cuidado especializado, criando um ambiente em que crianças e famílias se sentem valorizadas e compreendidas.