Gestão e Qualidade | 23 de junho de 2021

Unidade de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus passa a contar com fonoaudióloga

“Com esses atendimentos, podemos identificar precocemente as possíveis alterações decorrentes da radioterapia e prevenir quadros de broncoaspiração", diz Gabriela da Cunha Pereira
Unidade de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus passa a contar com atendimento de fonoaudiologia

Com o objetivo de sempre buscar soluções integradas no combate ao câncer, desde o início de maio, o Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD)conta com atendimento exclusivo de fonoaudiologia na Unidade de Radioterapia. Segundo o HMD, Esse reforço na equipe multidisciplinar do CIO torna o Hospital um dos únicos em Porto Alegre a oferecer esse tipo de serviço focado em pacientes com tumores malignos na cabeça ou pescoço.

Essas patologias podem comprometer uma ou mais estruturas envolvidas na respiração, articulação da fala, deglutição, fonação ou mastigação. Além disso, os tratamentos oncológicos, como cirurgias, quimioterapia e radioterapia são capazes de acarretar prejuízos que impactam na qualidade de vida dos pacientes.

A nova função está a cargo de Gabriela da Cunha Pereira. A fonoaudióloga é responsável por identificar, avaliar e prevenir distúrbios de comunicação e deglutição, auxiliando em processos básicos como a fala e a ingestão segura e correta de alimentos.

“Com esses atendimentos, podemos identificar precocemente as possíveis alterações decorrentes da radioterapia e prevenir quadros de broncoaspiração. Assim conseguimos manejar os pacientes da melhor forma possível, proporcionando segurança durante o tratamento oncológico”, explica Gabriela, que também possui especialidade em Atenção ao Paciente Crítico.

Unidade de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus passa a contar com atendimento de fonoaudiologia-

Para a supervisora do Serviço de Nutriçãoe Fonoaudiologia do Hospital Mãe de Deus, Caroline Boligon, essa é mais uma profissional que vem para somar esforços de uma equipe multidisciplinar – que já conta com nutricionista clínica, dentista e psicóloga – na realização de um tratamento completo e eficaz aos pacientes, além de garantir uma reabilitação mais eficiente.

Fluxo de atendimento

Todo paciente que chega à Unidade de Radioterapia passa por uma triagem da equipe de enfermagem. Os indivíduos que apresentam tumores malignos no pescoço ou cabeça são orientados a realizar um atendimento fonoaudiológico para dar início ao acompanhamento.

Independente da patologia, pacientes que apresentem engasgos ou dificuldades mastigatórias ao longo do tratamento também são encaminhados pelas equipes da unidade ao atendimento fonoaudiológico.

A Unidade de Radioterapia do CIO fica localizada na rua Orfanotrófio, 299, bairro Cristal, Porto Alegre.

 



VEJA TAMBÉM