Gestão e Qualidade | 18 de fevereiro de 2014

UFRGS divulga índice de custos hospitalares de 2013

O ICH/2013 aponta uma inflação médica de 6,52 % no Rio Grande do Sul
Custos hospitalares

Foi apresentado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Boletim Informativo do Índice de Custos Hospitalares (ICH), referente ao exercício de 2013, apresentando uma variação acumulada de 6,52%.

O trabalho, que tem como patrocinadores a FEHOSUL e o Sindihospa, é executado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) da UFRGS e mede a inflação específica da área hospitalar e, futuramente, da área da saúde como um todo, sendo importante ferramenta de gestão e de negociação com as operadoras de plano de saúde e IPE-Saúde.

O resultado do ICH apresenta as variações dos preços dos nove grupos que o compõem, divididos em: Despesas de Pessoal e Encargos; Despesas com Serviços de Terceiros; Despesas com Medicamentos; Material Médico-Hospitalar; Gases Medicinais; Materiais de Manutenção e Conservação; Materiais de Consumo; Materiais de Laboratório e Diagnóstico e Diagnóstico por Imagem; e Gêneros Alimentícios.

Entre os subgrupos que apresentaram os maiores índices de inflação anual estão o “Predial” inserido em Materiais de Manutenção e Conservação, que indicou um aumento de 7,62% no acumulado no ano e o “Perecíveis” (de Gêneros Alimentícios), com alta de 5,96%.

Comparativo

A inflação de custos hospitalares no Rio Grande do Sul, quando comparado com outros índices, é ultrapassado somente pela inflação específica do setor saúde medida pelo IPC-FIPE (de São Paulo), que alcançou 7,07%.

O ICH supera inclusive as principais referências nacionais: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M-FGV). Na comparação ao INPC, a inflação do custo hospitalar restou 17% acima, enquanto comparativamente ao IGP-M-FGV, a inflação do segmento saúde foi 18% superior.

Os índices, contidos na tabela comparativa, são: IPCA-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); IGP-DI-FGV (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna); ICV-DIEESE (Índice de Custo de Vida), IPC-FIPE (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), IPC-FIPE Saúde (Índice de Preços ao Consumidor específico da Saúde do Município de São Paulo).

Veja abaixo a tabela comparativa, com os indicadores nacionais e o ICH-RS (variações %), referentes ao ano de 2013.

tabelaich

VEJA TAMBÉM