TEDESCO: Uma construtora que edifica relacionamentos
“Nosso negócio é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas”, destaca Pedro Silber, diretor presidente da construtora que recentemente completou 75 anosAos 75 anos recém completos no mês de abril, a CONSTRUTORA TEDESCO se confunde com a imagem de seu diretor presidente. Um executivo que se difere do estereótipo padrão encontrado no meio corporativo de grandes empresas. Ao portal Setor Saúde, Pedro Silber compartilha a sua forma de pensar e o seu olhar atento para as pessoas e para a tarefa de construção de relacionamentos. Tais ensinamentos ajudam a entender o cuidado que a empresa tem com a criação de um ambiente transparente e propício ao diálogo, elementos que invariavelmente facilitam a entrega de resultados pelos seus colaboradores e a recorrência de projetos junto aos clientes.
“Nosso negócio é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. Ainda que construção e engenharia sejam temas áridos, procuramos valorizar os hospitais por serem locais de alegrias e tristezas, um estádio por abrigar conquistas e derrotas, um aeroporto, por suas chegadas e despedidas, enfim, uma mescla de alma, coração e concreto, enfim, pessoas e sentimentos, pois em alguns momentos, uns são as fundações que nos alicerçam, outros as escoras que nos suportam, soma-se o concreto que nos dá rigidez, e os vidros que nos permitem olhar para fora e antever novas paisagens e às vezes como espelhos para olhar para nós mesmo, corrigindo rotas e nos reinventando; há ainda os fios que nos dão energia e as tintas que nos dão cor e brilho nos olhos, ou seja, um conjunto de muitos materiais que reúnem muitas pessoas e inúmeros significados.”
Ao falar sobre a cultura organizacional da TEDESCO, Silber explica que a empresa busca uma gestão aberta e participativa.
“A melhor forma de caminhar junto com o nosso time é usando a transparência nas atitudes e na comunhão de valores. Procuramos aprender com nossos erros e com muita humildade trabalhar para ajustar a rota quando necessário, pois a ´certeza´ pode custar muito caro. Como dizia Steve Jobs: ‘Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que fazer. Contratamos pessoas inteligentes para que nos digam o que fazer. ’ ”
O início de tudo
Silber recorda o início da TEDESCO, fundada por seu avô Ruy Tedesco, e os avanços em mais de sete décadas de edificações.
“Com início desta grande obra em 1948, sob a condução do Engenheiro Ruy Tedesco, a CONSTRUTORA TEDESCO, sempre teve como foco a execução de obras para o setor privado com a construção de indústrias, hospitais, escolas, instituições financeiras, estádios de futebol e infraestrutura privada em aeroportos, saneamento, telecomunicações e energia. Ao longo destes 75 anos, executamos obras em 11 estados do Brasil. Sempre buscamos estar alinhados com as técnicas e ferramentas mais atualizadas. Fomos a primeira construtora do Rio Grande do Sul a ser certificada com a ISO, e ainda no início dos anos 2000 implantamos o Lean Construction, bem como uma estrutura de Governança Corporativa. Em 2008 nos associamos ao Zech Group da Alemanha, e hoje fazemos parte do Grupo HTB. ”
Setor da saúde e a construção de relacionamentos internos e externos
A TEDESCO conquistou nos últimos anos espaço importante no setor da saúde. Entre os contratos fechados, um fator evidencia a boa relação com os clientes e pode ser traduzido pela recorrência de projetos para hospitais de peso, como o Moinhos de Vento e a Santa Casa de Porto Alegre.
“Fruto de uma ação estratégica para atuarmos no setor da saúde, conquistamos ao longo dos últimos anos diversos contratos para grandes instituições como Hospital Moinhos de Vento, Hospital Santa Ana da AESC (mantenedora do Hospital Mãe de Deus), Instituto do Cérebro para PUCRS, Hospital Nora Teixeira no complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital São José em Criciúma, Hospital Unimed Concórdia e a Sede da Federação Unimed em Joinville. ”
Além da confiança junto aos clientes, a TEDESCO também investe na disseminação de princípios importantes junto aos seus funcionários, visando criar características únicas para o seu negócio e reconhecendo os colaboradores como pessoas singulares.
“Fomos agraciados com diversas premiações de repercussão nacional, como reconhecimento à nossa atuação, sempre primando pelo cumprimento de prazo e qualidade. Procuramos constantemente, mais do que executar obras, construir relacionamentos. E, creio que esta premissa vale tanto para fora, como para dentro da empresa, pois sempre atrás de um CNPJ, temos diversos CPF´s”, completa Silber.
Um dos reconhecimentos importantes conquistados é a certificação Great Place do Work (GPTW). Pelo quarto ano consecutivo o Grupo HTB foi certificado como uma excelente organização para se trabalhar, de acordo com os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2022, realizada em parceria com a consultoria GPTW. A pesquisa é uma ferramenta utilizada para identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno da empresa e as práticas corporativas.
Tecnologias e toque humano
Para Silber, mesmo com o aumento do uso de novas tecnologias que contribuem para o aperfeiçoamento da gestão, é necessário manter o toque humano como uma marca da construtora.
“Sempre alinhados com as diretrizes e filosofia do Grupo HTB, creio que a tendência é as coisas não ficarem mais fáceis. Por isso, cada vez mais buscamos ser melhores e mais eficientes. Mesmo que novas tecnologias no mundo e na nossa gestão e operação sejam implantadas, não podemos esquecer que as pessoas sempre anseiam por um atendimento com um toque humano. Além da qualidade em termos de construção, a humanização é uma marca que devemos seguir exercitando como um valor, um diferencial da nossa atuação”, finaliza.